Abrilar Bula (Xarope) – Para Que Serve? Como Funciona? Como Tomar?


Apresentação

Abrilar é um medicamento que auxilia no tratamento de doenças pulmonares, indicado para uso adulto e pediátrico acima de 2 anos de idade por via oral.

O medicamento é produzido pelo laboratório Farmoquímica e utiliza o Hedera helix L. como principal principio ativo.

Abrilar é comercializado em 2 versões (xarope e sachê), onde a versão em xarope possui embalagens contendo 100 ml ou 200 ml e a versão em sachê possui embalagem contendo 21 sachês com 5 ml cada.

Cada 1 ml de xarope Abrilar contém 7 mg de extrato seco de folhas de Hedera helix L. Seus excipientes: sorbitol, aromatizante de cereja, ácido cítrico, água, sorbato de potássio e goma xantana.

Aparência do Abrilar

Abrilar xarope possui aparência líquida ligeiramente turva, de cor marrom claro.

Abrilar Sachê possui leve odor e sabor de cereja, tendo o extrato da planta Hedera helix L, sua aparência pode variar, de acordo com todas as preparações realizadas a partir de ingredientes naturais.


Abrilar – Para que serve?

Esse medicamento serve para auxiliar nos sintomas de doenças broncopulmonares inflamatória agudas (doenças que são resolvidas num prazo curto) e crônicas (não põem em risco a vida da pessoa num prazo curto, logo não são emergências médicas).

Abrilar age no aumento de secreções (meio através do qual as células descarregam substâncias que produziram internamente para o meio externo), onde a sua ação é relaxante sobre o músculo brônquio, além de diminuir a viscosidade das secreções.

mulher assoando nariz

Contraindicações

Abrilar é contraindicado em pacientes com alergia á planta Hedera helix L ou a qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento.

Apesar do seu uso pediátrico, o remédio não é recomendado para crianças menores de 2 anos.

Esse medicamento possui em sua composição a fórmula sorbitol, que é metabolizado no organismo em frutose, portanto o medicamento só deve ser usado caso você não tenha intolerância a esta substância, por isso consulte o seu médico antes de iniciar o tratamento.

Caso você apresente mal estar ou tenha crises de insuficiência respiratória, febre persistente e catarro com sangue, após iniciar o tratamento, informe ao seu médico imediatamente e interrompa o uso do medicamento.

Interações do Abrilar com outros medicamentos

Esse remédio é bem tolerado em todos os organismos, onde não existem interações do Abrilar com outros medicamentos.

Como usar Abrilar?

Xarope Abrilar

É indicado o copo-medida para dosar o volume que deve ser ingerido, onde o paciente deverá seguir as instruções para cada idade:

Pacientes entre 2 anos e 7 anos: É recomendado ingerir 2,5 ml, 3 vezes ao dia.

Pacientes entre 8 anos a 17 anos: É indicado ingerir 5 ml, 3 vezes ao dia.

Pacientes acima de 18 anos: É recomendado ingerir 7,5 ml, 3 vezes ao dia.

O paciente deverá seguir a recomendação médica, em casos específicos essa dosagem poderá sofrer alterações.

Sachê de Abrilar

O paciente deverá abrir o sachê e ingerir todo o conteúdo numa única dose, pois a embalagem não deixa o fracionamento da dose, portando não se deve guardar parte do conteúdo para outra dose, apenas descarte a embalagem do medicamento assim que usar.

A duração do tratamento dependerá do tipo de gravidade, podendo variar para cada paciente. O tempo mínimo para o efeito terapêutico é de no mínimo sete dias consecutivos, onde após a diminuição dos sintomas, o remédio deverá continuar sendo utilizado por até 3 dias, para assegurar a sua eficácia.

A dose máxima indicada para os pacientes é do triplo, de acordo com a sua posologia:

Exemplo: Em crianças entre 2 anos e 7 anos, a dose máxima permitida é de 7,5 ml ao dia (equivalente a 3 tomadas de 2,5 ml ao dia).

Caso haja esquecimento, não tome uma dose extra para repor a esquecida, apenas continue o tratamento tomando a próxima dose normalmente.

Reações adversas

Abrilar caixa

Abrilar pode causar efeito laxante em alguns pacientes, devido á presença de sorbitol em sua fórmula.

Esse medicamento é bem tolerado, não tendo relatos de riscos á saúde nos pacientes que já utilizaram Abrilar.

Para que o medicamento faça o efeito esperado, é necessário seguir as recomendações médicas, tomando o remédio no horário correto, seguindo a duração do tratamento e não excedendo a sua dosagem.

Abrilar pode causar reações adversas em pacientes propensos, para sensibilização por contato cutâneo (pele).

Superdosagem

Em casos de superdosagem, o paciente deverá interromper o uso do medicamento e procurar uma emergência médica, onde de acordo com o organismo de cada um, poderá aparecer sintomas de reações adversas.

Caso você realize a superdosagem do medicamento acidentalmente, poderá produzir enjoos, vômitos e diarreia.

Armazenamento

Abrilar Xarope deve ser armazenado em temperatura ambiente, estando protegida da luminosidade e da umidade.
O medicamento deve ser armazenado em sua embalagem original.Após aberto, o remédio é válido por mais três meses.
Não uso medicamento vencido, pois pode ser prejudicial a sua saúde.
Abrilar Sachê também deve ser armazenado em temperatura ambiente, protegido da umidade e da luz.
O sachê deve ser mantido em sua embalagem original. A data de fabricação e o prazo de validade do medicamento são fornecidos na embalagem externa do produto.
Como todo medicamento Abrilar deve ser mantido longe do alcance das crianças,

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Abrilar é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *