Acetilcisteína Bula (Xarope) – Para Que Serve? Como Funciona?


Apresentação

Acetilcisteína é um medicamento de uso oral adulto e pediátrico que previne e auxilia na recuperação do resfriado, sinusite e otites catarrais.

Laboratório: EMS.

O xarope é comercializado em frasco com 100 ml ou 120 ml.

Cada ml do medicamento possui 20 mg (pediátrico) e 40 mg (adulto) de acetilcisteína e veículo (1 ml): sacarina sódica, edetato dissódico di-hidratado, hietelose, hidróxido de sódio, propilparabeno, água purificada, propilenoglicol, ciclamato de sódio, metilparabeno e essência de framboesa.

Aparência do Acetilcisteína

A aparência do acetilcisteína é em solução xaroposa incolor com odor de framboesa adocicado.

Acetilcisteína – Para que serve?

Esse medicamento serve para reduzir a secreção mucosa, eliminando o catarro associado aos sintomas da gripe.


O medicamento possui ação expectorante, que ocorre devido ao rompimento das moléculas que constituem o catarro, de modo que as moléculas ficam reduzidas, facilitando a sua eliminação.

Acetilcisteína também é eficaz na proteção do organismo contra a ação dos radicais livres, inibindo os efeitos da oxidação, fazendo com que o medicamento seja indicado nas intoxicações por paracetamol.

Em até 4 horas, após a primeira ingestão do medicamento, a Acetilcisteína começa a fazer efeito, não somente aos sintomas da gripe, mas também em outros processos infecciosos do aparelho respiratório.

pessoa resfriada

Contraindicações

O xarope é contraindicado em pacientes que possuem alergia a acetilcisteína ou a qualquer componente da fórmula.

Mulheres que estejam amamentando ou gestantes, só devem usar o medicamento após orientação médica, onde o seu uso só poderá ser realizado se os benefícios forem maiores dos que os malefícios, tanto para a mulher quanto para o bebê.

É importante informar ao seu médico caso esteja tomando qualquer tipo de medicamento, incluindo medicamentos que não necessitam de prescrição médica, pois apesar de ser bem tolerado, a Acetilcisteína pode ter reação adversa em conjunto com outros medicamentos.

Interações do Acetilcisteína com outros medicamentos

A interação do acetilcisteína com broncodilatadores, ajudam a relaxar o músculo bronquial e a aumentar a passagem do ar pelos brônquios, por isso pode ser administrada concomitante.

A acetilcisteína não deve ser administrada ao mesmo tempo com antibióticos, pois o efeito poderá ser contrário.

Caso você esteja tomando algum medicamento que tenha na solução a acetilcisteína, você não poderá usar o xarope, pois poderá caracterizar uma superdosagem, prejudicando ainda mais a sua saúde.

A versão de 40 mg/ml do medicamento é de uso exclusivo para adultos, portanto crianças devem usar apenas a versão de 20 mg/ml.

Como usar Acetilcisteína?

Tomar a dose do medicamento no horário recomendado é uma forma de alcançar resultados satisfatórios durante o tratamento, por isso se atente para a dosagem de cada faixa etária e períodos.

Para tratamentos dos sintomas respiratórios, de maneira geral em crianças, é indicado o uso de 9 a 15 mg/kg ao dia, exceto em situações específicas como:

Crianças até 3 meses: A dose deve ser de 1 ml do xarope (20 mg), durante 3 vezes ao dia.

Crianças de 3 a 6 meses: A dose indicada é de 2,5 ml do xarope (50 mg), 2 vezes ao dia.

Crianças de 6 a 12 meses: A dose recomendada é de 2,5 ml do xarope (50 mg), 3 vezes ao dia.

Crianças de 1 a 4 anos de idade: A dose é de 5 ml do xarope (100 mg), 3 vezes ao dia.

Crianças acima de 4 até 12 anos de idade: A dose indicada e de 5 ml do xarope (100 mg), 3 a 4 vezes ao dia.

Para tratamentos dos sintomas respiratórios em adultos, o indicado é o uso de 600 mg ao dia.

Pacientes acima de 12 anos de idade: A dose recomendada é de 10 ml (20 mg), 3 vezes ao dia ou de 15 ml (600 mg) em dose única.

A dosagem pode sofrer alterações de acordo com o paciente, onde o mesmo deverá seguir as recomendações médicas.

Quando as manifestações alérgicas são agudas, o tratamento é de até 10 dias consecutivos, porém nas formas crônicas, esse tempo pode ser estendido, onde o paciente deverá seguir o prazo do tratamento indicado pelo médico.

Reações adversas

Acetilcisteína em caixa

Acetilcisteína é bem tolerado, porém alguns pacientes podem ter algum tipo de efeito colateral, que é muito relativo, podendo variar de acordo com o organismo de cada pessoa.

Em geral, as reações adversas mais comuns de quem utiliza o xarope são:

  • Enjoo;
  • Vômito;
  • Urticária;
  • Broncoespasmo;
  • Hipersensibilidade aos componentes da fórmula;

Caso você manifeste esses tipos de reações ou apresente outros efeitos colaterais, você deverá interromper o uso do medicamento e procurar uma emergência médica, caso os sintomas se agravem.

Superdosagem

Não há relatos de pacientes que realizaram superdosagem do medicamento, onde a administração por via oral não deve exceder 140 mg por kg de peso corporal do paciente, no intervalo mínimo de 10 horas.

Caso o paciente realize a ingestão de uma grande quantidade do acetilcisteína de forma inapropriada, apresentando sintomas especiais, deverá procurar uma emergência médica.

Caso você esqueça de tomar o medicamento na hora indicada, pule a dose esquecida e tome o xarope somente no próximo horário. Não tome a próxima dose em dobro, pois isso poderá acarretar em reações adversas.

Armazenamento

Acetilcisteína deve ser mantido em temperatura ambiente, protegido da luminosidade e da umidade.
O medicamento deve ser armazenado em temperatura ambiente, entre 15°C a 30°C.
O medicamento deve ser consumido, depois de aberto, em até 14 dias.
Data de fabricação e prazo de validade pode ser encontrada na embalagem externa do produto.
Como todo medicamento, Acetilcisteína deve ser mantido longe do alcance de crianças

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Acetilcisteína é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *