Avamys Bula – Para Que Serve? Engorda? Tem Corticoide?


Apresentação

Avamys é indicado no tratamento de sintomas nasais em adulto e crianças acima de 2 anos.

Produzido pelo laboratório GSK, é comercializado na forma de spray para uso nasal com 120 doses.

Cada dose de Avamys contém 27,5 mcg de furoato de fluticasona. Excipientes: celulose dispersível, edetato dissódico, glicose anidra, solução de cloreto de benzalcônio, água purificada e polissorbato 80.

Aparência do Avamys

O produto se apresenta na forma de Spray, onde a sua suspensão é branca uniforme.

Avamys – Para que serve?

Esse medicamento é indicado para auxiliar no tratamento da secreção nasal, congestão nasal, coceira no nariz, espirros e irritação ocular devido ao resfriado, que pode causar lacrimejamento e vermelhidão, além de tratar a rinite alérgica crônica em adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade.

Avamys serve para o tratamento da rinorreia, prurido nasal, espirros, congestão nasal e rinite alérgica crônica e sazonal em crianças entre 2 a 11 anos de idade.


O principal principio ativo do medicamento, o furoato de fluticasona possui ação anti-inflamatória, aliviando o incomodo, a dor e a irritação provocada pela congestão nasal. A sua ação ocorre em até 8 horas após o primeiro uso do medicamento.

O efeito terapêutico do medicamento ocorre a partir de 8 horas após a primeira dosagem. A duração do tratamento deve ser até a eliminação dos sintomas ou conforme prescrição médica.

menino assoando o nariz

Contraindicações

Avamys Spray Nasal é contraindicado em pacientes que tenham hipersensibilidade ao furoato de fluticasona e aos componentes da fórmula.

Interações do Avamys com outros medicamentos

Avamys não deve ser usado cem conjunto com medicamentos usados em pacientes com HIV, como ritonavir e para infecções causadas por fungos, como cetoconazol.

Não existem outras interações de Avamys com outros medicamentos.

Como usar Avamys?

Spray nasal  é fornecido em um frasco de vidro dentro de um estojo plástico, onde a sua abertura ocorre pela lateral do estojo, permitindo que você enxergue quanto medicamento resta na embalagem.

Ao pressionar o botão lateral com firmeza, um jato do medicamento é liberado através do bico do frasco. Na primeira utilização do produto, você deve prepará-lo de forma adequada, por isso é necessário agitar o spray com ele tampado por 10 segundos. Para retirar a tampa azul, aperte suas laterais com o polegar e o indicador e puxe-a para fora.

Em seguida, vire o bocal na direção inversa a você e pressione o botão lateral do dispositivo até que seja liberado no ar um jato fino.

Passo a passo

Ao utilizar o spray nasal, retire a tampa, assoe o nariz para limpar as narinas e depois incline levemente a cabeça para a frente. Segure o spray na posição vertical e insira o bico pulverizador com cautela em uma das narinas. Depois encoste o bico pulverizador na parede da narina oposta á divisão central do nariz.

Respire pelo nariz e aperte o botão uma vez até o fim. Tenha cuidado para que o jato não chegue aos seus olhos, caso isso aconteça é necessário lavar os olhos com água.  Afaste o bico do nariz e solte o ar pela boca.

Após o uso do medicamento, limpe o bico pulverizador e a parte interna da tampa. Não utilize água e sim um pano seco e limpo. Coloque a tampa no lugar para impedir a entrada de poeira.

Avamys deve ser usado por via nasal até o desaparecimento dos sintomas. Em adultos e adolescentes acima de 12 anos de idade para o tratamento da rinite alérgica, a dose indicada é de 2 jatos (27,5 mcg por jato) em cada narina, uma vez ao dia.

Para os demais sintomas, é recomendado o uso de 2 jatos (27,5 mcg por jato) em cada narina, uma vez ao dia no inicio do tratamento, onde depois a dose deve ser ajustada para 1 jato em cada narina, uma vez ao dia até eliminar por completo os sintomas.

Alertas

Para crianças de 2 a 11 anos de idade é recomendado o uso de 1 jato em cada narina, uma vez ao dia.

Caso o paciente não apresente sinais de melhora durante o tratamento, poderá consultar o seu médico para alterar a dosagem ou indicar um novo método de tratamento.

Em pacientes idosos, com insuficiência renal e insuficiência hepática não é necessário nenhum tipo de ajuste de dose. Caso você esqueça de aplicar uma dose, a mesma poderá ser aplicada quando você se lembrar. Caso esteja próxima da hora da dose seguinte, pule a dose esquecida e aplique somente a próxima dose.

Reações adversas

caixa do Avamys

Reação muito comum, que ocorre em até 10% dos pacientes que utilizam o Avamys Spray: Sangramento nasal.

Reações comuns, que ocorrem com até 5% dos pacientes que utilizam o Avamys Spray: Dor de cabeça, ulceração nasal, irritação nas narinas.

Reações incomuns, que ocorrem com até 1% dos pacientes que utilizam o Avamys Spray: Sensação de queimação, irritação nasal, dor, secura no interior do nariz.

Reações raras, que ocorrem com até 0,1% dos pacientes que utilizam o Avamys Spray: Manifestações alérgicas graves, inchaço, coceira na pele, manchas na pele e perfuração do septo nasal.

Superdosagem

A superdosagem do medicamento não altera o efeito terapêutico, portando não é indicado ultrapassar a dose máxima diária de  55 mcg.

Outro fator importante para a superdosagem do medicamento é devido ao esquecimento da dose. Portanto caso isso aconteça, não realize dose extra para compensar a dose esquecida.

Em casos de superdosagem o paciente poderá sofrer reações adversas. Que pode variar de acordo com o organismo de cada indivíduo. Caso se agravem os efeitos colaterais é recomendado interromper o uso do medicamento e procurar uma emergência médica.

Armazenamento

Avamys Spray Nasal deve ser conservado em temperatura entre 15ºC e 30ºC (não refrigerar nem congelar).

Na embalagem externa do medicamento é possível verificar o número de lote, data de fabricação e prazo de validade do produto.

Não é recomendado usar medicamento o prazo de validade vencido. Avamys Spray deve ser mantido em sua embalagem original.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *