Benatux (Xarope) – Contra irritação na garganta e muito mais. Veja a bula simplificada!


Apresentação

Benatux – Caixa com 1 frasco de xarope 120 ml

Uso adulto
Uso pediátrico com idade maior que 2 anos
Uso oral

Laboratório Cifarma

Benatux xarope é composto por Cloreto de amônio 125 mg, Citrato de sódio di-hidratado 56,25mg, Cloridrato de Difenidramina 12,5 mg
Excipientes: Mentol, Sacarina sódica, Metilparabeno, Sacarose, Propilenoglicol, Álcool etílico, Sorbitol, Bronopol, Aroma de groselha, Aroma de limão, Corante vermelho Bordeaux, Água purificada q.s.p 5 ml

Atenção esse medicamento contém açúcarbenatux xarope

Aparência

Líquido em forma de xarope no estado límpido com sabor menta e odor característico com cor rosa


Para que serve o xarope Benatux?

O xarope Benatux é usado para auxiliar no tratamento de quadros problemáticos por vias aéreas como garganta irritada, tosse, rinite alérgica e faringite. Benatux xarope age aliviando os sintomas da congestão nasal e diminuindo a inflamação local.

Contraindicações

Pacientes com sensibilidade a qualquer um dos componentes da fórmula do xarope Benatux não devem usar esse medicamento.
Pacientes com histórico de problemas renais ou hepáticos não são recomendados usar Benatux xarope.
Pacientes com glaucoma aguda, epilepsia, hipertrofia, hipocalemia, batimentos cardíacos alterados, ataque asmático não devem fazer uso do xarope Benatux.
Pacientes em período de gravidez para fazer uso do xarope Benatux precisam de avaliação e orientação médica.
Pacientes em período de amamentação não devem fazer uso desse medicamento.
Pacientes com histórico de edema pulmonar, insuficiência periférica, insuficiência cardíaca, insuficiência nos rins podem ter problemas com o uso de Benatux xarope devido sua formulação conter Citrato sódio por isso não é recomendado o uso desse medicamento para tais pacientes.
A substância Difenidramina pode trazer interferência a testes para alergia.

Não é recomendado o uso de bebida com teor alcoólico durante o tratamento com esse medicamento.

Pacientes diabético precisam de atenção devido a formulação do xarope Benatux conter açúcar.

Crianças com idade menor de 2 anos não devem usar Benatux xarope.

Não deve ser usado Benatux junto com medicamentos sedativos hipnóticos, tranquilizantes ou outros anticolinérgicos.

Durante o tratamento com o xarope Benatux não é recomendado controlar máquinas ou dirigir, pois os reflexos necessários ficam alterados por causar em alguns pacientes sonolência.

Pacientes idosos por terem o organismo mais sensível precisam de orientação médica para alteração da dose a ser administrada. Doses incorretas podem resultar em sedação, vertigem, hipotensão e sensação confusa.

Interações do xarope Benatux com outros pacientes

Durante o tratamento com o xarope Benatux não deve ser usado outros medicamentos antitussígenos e ainda outros medicamentos contendo Cloridrato Difenidramina.

Medicamentos como Biperideno, Atropina, inibidores da monoaminoxidase, antidepressivos tricíclicos se usados juntamente com a substância Cloridrato Difenidramina pode causar retenção da urina, pressão intraocular elevada aguda e paralisia intestinal.

Sempre fale ao seu médico todos os tratamentos de saúde que já estão em andamento e medicamentos que já faz uso para uma avaliação segura com o tratamento do Benatux xarope. Nunca se automedique principalmente se tem problemas de saúde e já usa medicamentos de rotina diária. Fazer isso pode causar sérios riscos à saúde.

Benatux – Como tomar?

É recomendado fazer uso do xarope Benatux da seguinte forma:

Crianças com idade maior que 2 anos – ½ (meia colher) a 1 colher de chá equivalentes a 2,5 a 5,0 ml de 3 em 3 horas ou de acordo com prescrição médica

Adultos: Tomar de 1 a 2 colheres de chá equivalentes a 5,0 a 10,0 ml de 2 em 2 horas ou de 3 em 3 horas ou de acordo com prescrição médica

Reações adversas

Durante o tratamento com Benatux xarope foram observados alguns sintomas desconfortáveis que podem ocorrer. Isso varia de paciente para paciente, lembrando que cada pessoa individualmente tem um organismo diferente.

Reações que podem ocorrer:

  • Enjoo
  • Vômito
  • Intestino desregulado
  • Urina retida
  • Excesso de sono
  • Boca seca
  • Sedação

Se ocorrer tais sintomas ou qualquer outro sintoma resultante do início do tratamento com Benatux, procure auxílio médico para tirar suas dúvidas.

Superdosagem

Não há registro de uma superdose com Benatux xarope, no entanto se isso ocorrer procure ajuda médica. Se possível leve o medicamento e a bula do mesmo para maiores esclarecimentos. Para mais informações poderá ligar para 0800 722 6001

Armazenamento

O xarope Benatux deve ser mantido em ambiente normal (ambiente) longe da umidade e da luz.
Data de fabricação e validade pode ser consultada na própria embalagem do medicamento. Normalmente a validade desse medicamento é de 36 meses a contar da data de fabricação. Consulte a embalagem.
Nunca use nenhum medicamento com data de validade vencida.
Antes de fazer uso do medicamento observe suas características como cor odor e integridade da embalagem. Se essas estiverem estranhas não faça uso do medicamento. Procure um farmacêutico.
Benatux xarope, assim como todo medicamento, deve ser mantido longe do alcance das crianças.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Benatux é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Uma Resposta

  1. Thainara 8 de abril de 2017 Responder

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *