Cicatrene (Pomada) – Tratamento de infecções da pele e mucosas – Veja a bula simplificada!


Apresentação

Pomada Cicatrene – Caixa com 1 bisnaga de 20 gramas de pomada

Uso tópico
Uso adulto
Uso pediátrico

Cicatrene pomada é composta por: Bacitracina zíncica 250 ui, Sulfato de neomicina 5 mg (equivalência a 3,5 mg neomicina base)
Excipientes: Macrogol lauril éter, Polissorbato 85, Álcool de lanolina, Parafina líquida, Vaselina grau 394, Trioleato de sorbitana, Parafina

Laboratório Farmoquímica

Aparência da pomada CicatreneCicatrene pomada

Pomada homogênea translúcida em amarelo amarronzado odor característico

Cicatrene pomada – Para que serve?

A pomada Cicatrene serve para tratar infecções da pele ou mucosas que são resultantes de vários tipos de bactérias. Cicatrene pomada pode ser usado em volta dos pelos na pele, dobras da pele, furúnculos, parte externa da orelha, acne infectada, feridas com pus, queimaduras e feridas abertas tipo úlcera na pele.


A pomada Cicatrene também pode ser usada para prevenção de infecções na mucosa e pele, queimadura de pequeno porte ou cortes até mesmo de intervenções de cirúrgicas.

A formulação de Cicatrene pomada ajuda a inibir a manifestação das bactérias em especial as bactérias de pele e mucosa. Os efeitos podem ser vistos logo nas primeiras aplicações da pomada e grande melhora da lesão após 2 ou 3 dias, lembrando que depende do estado do ferimento e do organismo e cada paciente.

Contraindicações

Pacientes com sensibilidade a algum dos componentes da fórmula de Cicatrene pomada não devem fazer uso desse medicamento.
Pacientes com histórico de insuficiência grave nos rins ou problemas de labirinto que afeta equilíbrio e audição não devem usar Cicatrene creme.
Pacientes em períodos de gravidez não devem fazer uso da pomada Cicatrene.
Pacientes em períodos de amamentação não devem  usar esse medicamento.
A pomada Cicatrene não pode ser usada na área dos olhos.

Cicatrene não pode ser usado em bebês prematuros

Pacientes com histórico de doenças neuromusculares e que fazem uso de relaxante muscular precisam de avaliação médica para fazer uso de Cicatrene pomada.

A aplicação da pomada Cicatrene em grandes feridas na pele resultará em uma maior absorção da medicação no sangue. Pacientes com problemas nos rins ou audição devem ter cautela com relação a absorção de Cicatrene pomada para não ocasionar maiores problemas.

Interações de Cicatrene com ouras substâncias

A pomada Cicatrene não deve ser usado juntamente com substâncias como:

  • Cefalosporinas
  • Ciclosporina
  • Antibióticos aminoglicosídeos
  • Anfotericina B
  • Metoxiflurano
  • Diuréticos de alça como por exemplo Furosemida Bumetanida

Sempre fale ao seu médico todos os tratamentos de saúde que já está em andamento e todos os medicamentos que já faz uso para uma avaliação segura do tratamento com Cicatrene

Como usar a pomada Cicatrene?

Antes de fazer a aplicação da pomada lave a região do ferimento com água corrente e sabão e seque o local com cuidado. Depois da aplicação da pomada a região afetada pode ficar protegida com uma gaze.

É recomendado aplicar uma fina camada de pomada de 2 a 5 vezes por dia com ajuda de uma gaze. Após a melhora dos sintomas aplique a pomada por mais 2 ou 3 dias ou de acordo com prescrição médica.
O tratamento pode ser feito no período de 8 a 10 dias.

Se houver esquecimento de fazer aplicação de Cicatrene creme em algum horário especificado e estiver próximo do horário seguinte, pule o horário esquecido e siga com os próximos horários Nunca aplique a dose.

Reações adversas

Foram observados durante o tratamento alguns efeitos desconfortáveis que podem incluir:

  • Reação alérgica
  • Vermelhidão
  • Coceira
  • Inchaço da região afetada

Se sentir qualquer um dos sintomas acima ou outros sintomas resultantes do início do tratamento com Cicatrene, procure o médico.

Superdosagem

Quadros de intoxicação com a pomada Cicatrene tem pouca probabilidade se usado da maneira recomendada e com orientação médica, no entanto se ocorrer de ser usado em grande quantidade, lave a região com água e sabão neutro e seque com uma pano limpo. Procure auxílio médico. Se possível leve o medicamento e bula do mesmo para maiores esclarecimentos.

Para mais informações em casos de intoxicação poderá ligar para 0800 722 6001

Armazenamento

Cicatrene pomada deve ser mantido em temperatura normal (ambiente) longe da umidade e da luz.
Data de fabricação e validade pode ser consultada na própria embalagem do medicamento.
Nunca use a pomada Cicatrene com a data de validade vencida.
Antes de fazer uso do medicamento observe suas características como a integridade da embalagem e do medicamento e se esses estiverem alterados, não faça uso do produto. Procure um farmacêutico.
A pomada Cicatrene, como todo medicamento, deve ser mantido longe do alcance das crianças.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. A pomada Cicatrene é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Uma Resposta

  1. ivone de jesus santana 29 de agosto de 2017 Responder

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *