Estresse – O que é? Quais os sintomas? Como controlar?


Nos dias atuais, a maioria das pessoas vive correndo e se dividindo em várias tarefas durante o dia como: Trabalho, filhos, trânsito, tarefas com prazo de validade, comer bem, fazer exercícios, ler, estudar, problemas diversos e ainda ser você mesmo.

Essas coisas embora façam parte da nossa rotina e fazemos de forma automática, chega um determinado momento que temos a sensação de que vamos pirar e assim o estresse nos afeta de forma que ficamos irritados, descontrolados e a nossa saúde física e mental é diretamente afetada. Como tentar lidar com estresse?

Melhores escolhasestress

Descontar o estresse em cigarro, bebida alcoólica ou outras drogas, às vezes de início parece trazer certo alívio, mas tais vícios podem ser prejudiciais para o resto da vida.

Muitos também se descontrolam em maus hábitos alimentares, ou costumes compulsivos como ver televisão por muitas horas, ficar na internet por muito tempo, ficando assim cada vez mais sedentários e tais atividades ou costumes no lugar de ajudar a aliviar o estresse pode até mesmo aumentar o nível de estresse. Então o que fazer?

Tire um tempo para organizar as ideias

É muito importante ter os dias organizados em horários e períodos do que precisamos e queremos realizar.

Seja realista!


Planeje seu dia com atividades que consiga alcançar, com certeza isso trará um sentimento satisfatório. Quando planejamos muitas coisas de uma vez só, às vezes fazemos bem poucas coisas das planejadas ou não fazemos nada o que leva a frustração e ao estresse!

Você precisa ter controle de tudo?

Sem perceber tomamos conta de tudo ao nosso redor, almejando que as coisas saiam como queremos. É importante lembrar que as coisas precisam seguir seu próprio fluxo. Se você conseguir controlar você mesmo já está excelente, e o resto das coisas vão se resolvendo aos poucos. Muitas vezes damos atenção demais para situações e pessoas que não são tão importantes assim, colaborando para o aumento de estresse. Então apenas se controle!

Diga não!

Você não é obrigado a aceitar e fazer coisa além do que você sabe que dá pra fazer. Aprenda a dividir as responsabilidades e atividades, fica mais fácil quando a carga não é tão pesada. Então converse com a sua família a união faz a força.

Cuide de você…

Depois de um dia de trabalho, porque não fazer uma caminhada? Andar de bicicleta? Nadar? Ou fazer alguma outra atividade física que te de prazer? Exercitar o corpo além de ser muito bom para seu organismo, ainda ajuda a sua mente a se organizar e descansar. Quando nos exercitamos o nosso organismo relaxa e a mente também, fazendo com que toda aquela tensão do dia corrido vá embora e ainda proporciona uma ótima noite de sono que é indispensável para recarregar as baterias para o outro dia.

Se alimente bem!

Quando alimentação é saudável o corpo fica mais leve e livre de toxinas que nos trazem o cansaço, a fadiga e ainda podem ocasionar problemas de saúde. Uma alimentação balanceada também ajuda muito para nos livrarmos do estresse.

Abra o seu coração.

Não guarde tudo para você. Não tenha vergonha de conversar com alguém da sua confiança quando se sentir estafado que também é um sinal de estresse. Às vezes o que precisamos é de uma boa conversa para aliviarmos aquele sentimento de ansiedade. Além de falar você também vai ouvir então é uma troca que faz muito bem para os envolvidos.

Não temos a fórmula da cura para o estresse e outros problemas diários. Mas no nosso íntimo sabemos o que podemos melhorar para se sentir melhor. Precisamos de coragem para enxergar e disposição para começar as mudanças. De início não vai ser muito fácil, mas com o tempo os resultados são tão bons que fazemos tudo naturalmente.

Insista, persista e não desista. Viva mais! Com menos estresse.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *