Floratil Bula – Para Que Serve? Como Tomar? Efeitos Colaterais!


Apresentação

Floratil é um remédio indicado para restaurar a flora intestinal. O remédio auxilia no tratamento da diarreia, provocada por diferentes causas.

Floratil é de uso adulto e pediátrico e conta como o seu principal principio ativo o Saccharomyces Boulardii (fermento).
Produzido pelo laboratório Merck, o produto é comercializado em cápsulas de gelatina, vendido em duas versões, a primeira de 100 mg (embalagem com 12 cápsulas) e a de 200 mg (embalagem com 6 cápsulas).

Cada cápsula de 100 mg de Floratil possui 100 mg de liofilizado, que contém no mínimo ,5 x 109 células de Saccharomyces Boulardii. Em seus excipientes contém: sacarose, lactose e estearato de magnésio.

Cada cápsula de 200 mg de Floratil possui 200 mg de liofilizado, que contém no mínimo ,5 x 109 células de Saccharomyces Boulardii. Em seus excipientes contém: lactose e estearato de magnésio.

Aparência

A aparência das cápsulas são opacas, de cor branca, com a inscrição “Merck 100 mg” ou “Merck 200 mg”, de acordo com a versão adquirida.

O pó interior possui aspecto granulado, de cor bege e odor característico.


Floratil – Para que serve?

Esse medicamento serve para diminuir a diarreia, restaurando a flora intestinal (grupo de bactérias que vivem no intestino, auxiliando em processos, como a digestão de alimentos e monitorando o desenvolvimento de microorganismos que causam doenças).

Tem efeito sobre o equilíbrio bacteriano intestinal e sobre o controle de diarreias, que ocorre devido á infecções como vírus, bactérias ou parasitas, que são adquiridas através dos alimentos ou água contaminada.

A diarreia se classifica em 3 tipos diferentes, sendo o primeiro aquosa, que é considerado de curta duração, diarreia sanguinolenta, que também é de curta duração e a diarreia persistente, que é quando dura cerca de duas semanas.
Ele age nos 3 tipos de diarreia, onde o alívio é quase imediato, a partir da primeira ingestão da cápsula do medicamento.

mulher com diarreia

Contraindicações

Floratil é contraindicado em pacientes com hipersensibilidade á substância ativa do medicamento e a qualquer um dos componentes da fórmula.

Não são conhecidas, outras condições que contraindiquem o uso de Floratil.

Interações do Floratil com outros medicamentos

O uso de Floratil em conjunto com medicamentos que auxiliam no tratamento de micoses, podem diminuir o efeito terapêutico de ambos os medicamentos.

Caso você esteja em tratamento com antibióticos ou quimioterápicos, será necessário ingerir Floratil antes de usar esses medicamentos.

Durante o tratamento com Floratil, o paciente não deve ingerir bebidas alcoólicas.

Como usar Floratil?

As cápsulas de Floratil devem ser ingeridas inteiras com o auxílio de um pouco de líquido.

Em crianças pequenas ou pessoas que tenham dificuldades em engolir as cápsulas, elas poderão ser abertas, adicionando o seu conteúdo em alimentos semissólidos.

Após abrir as cápsulas, elas devem ser ingeridas imediatamente, pois o contato com o ar e a umidade pode alterar o prazo de validade do medicamento.

Floratil deve ser administrado, de preferência em jejum ou até meia hora antes das refeições.

Floratil de 100 mg, é indicado o uso de 2 cápsulas, duas vezes ao dia em alterações agudas da flora intestinal.

Nas alterações crônicas da flora intestinal, o uso recomendado é de 1 cápsula, duas vezes ao dia.

Floratil de 200 mg, é indicado o uso de 1 cápsula, umas vez ao dia em alterações agudas da flora intestinal.

Nas alterações crônicas da flora intestinal, o uso indicado é de 1 cápsula, uma vez ao dia.

A duração do tratamento geralmente é de 3 dias, porém o paciente deverá seguir a recomendação médica. Caso os sintomas continuem, após 5 dias de tratamento, procure o seu médico.

Reações adversas

Não há relatos de reações adversas em pacientes que utilizaram Floratil.

Em crianças, principalmente recém-nascidas, poderá ser observado odor de fermento nas fezes da criança, porém não terá qualquer dano á saúde do bebê,

Caso surja qualquer tipo de efeito colateral, após iniciar o tratamento com Floratil, interrompa o uso do medicamento e procure orientação médica.

Superdosagem

Floratil comprimido

Não há relatos de sintomas conhecidos causados por uma dose excessiva.

Para que o tratamento tenha eficácia, é necessário tomar a dose no horário indicado.

Caso você esqueça de tomar a dose, não tome uma dose extra do medicamento para compensar a dose esquecida. Tome a dose seguinte no horário habitual.

A superdosagem do medicamento, além de inibir o efeito do remédio, poderá provocar reações adversas.
Caso você faça a ingestão em excesso e tenha efeitos colaterais, procure uma emergência médica com urgência, levando a bula do medicamento.

Armazenamento

Deve ser mantido em sua embalagem original, armazenado em temperatura agradável, entre 15°C e 30°C.
Deve permanecer protegido da umidade e luminosidade.
Não utilize o medicamento com o prazo de validade vencido, essa informação poderá ser consultada na embalagem externa do produto.
Antes de usar o medicamento, observe o seu aspecto. Caso o produto esteja dentro do prazo de validade e a sua aparência esteja diferente, consulte o seu farmacêutico para saber se o produto ainda poderá ser utilizado.
Como qualquer medicamento, deve ser mantido longe do alcance das crianças.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. É um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *