Hábitos bons são possíveis!


Muitos não acreditam que é possível ter bons hábitos. Na correria do dia a dia, com tantas coisas para resolver, chegamos em casa completamente cansados e estafados, muitas vezes deixando assim de lado alguns hábitos importantes, como exercícios, alimentação balanceada, uma boa leitura, um bom estudo e um descanso importante para mente.

E preciso começar a traçar algumas metas para serem atingidas, de início não é nada legal e ainda contamos com uma força a mais da mente que nos distrai para fazermos outras coisas mas, não desista!

Todos podem ter bons hábitos e uma vida mais saudável, é preciso força de vontade e determinação. Vamos falar mais sobre isso a seguir.

Hábitos bons – A mudança acontece aos poucos

Queremos muitas mudanças e queremos para ontem, então fazemos uma lista de coisas que são necessárias e no fim da semana o que se percebe? Frustração! Se foi atingido 1 item da lista é muito… O problema está em tentar fazer tudo de uma vez.

Colocar todas as mudanças para serem atingidas de uma só vez, na verdade, pode ser a razão de desistirmos de todas mais uma vez.

É importante ser realista para alcançar hábitos bons e regulares.


HábitosSugestões:

  • Separe hábitos que você precisa e quer eliminar e hábitos que você quer ter e manter em uma lista cada.
  • Seja sincero consigo mesmo e sem medo escreva todas as coisas que sabe que precisa ajustar.
  • Ao pensar nesses hábitos coloque nos primeiros lugares as coisas mais importantes e urgentes que precisam ser alteradas e atingidas.
  • Comece a praticar 1 ou 2 hábitos de casa lista, tanto do que deseja praticar como do que deseja eliminar da sua rotina.

Importante: Não passe para os próximos objetivos antes de alcançar totalmente a primeira meta escolhida.

Quando os primeiros alvos escolhidos estiverem firmes como que já fazendo parte da sua rotina, então, poderá escolher mais 1 ou 2 hábitos das 2 listas e comece a traça-los.

Se for não possível fazer dessa maneira tente de outra forma como:

  • Separe normalmente nas 2 listas os hábitos que deseja ter com os hábitos que deseja eliminar.
  • Elimine o hábito indesejado e coloque no lugar o hábito saudável.
  • Exemplo: Todo o dia à noite se tem como costume sentar e assistir televisão até mais tarde. Nos próximos dias, ao invés disso, poderá fazer uma caminhada de 30 a 45 minutos (não abuse do seu corpo, o estimule aos poucos e com metas possíveis e reais).

Mude as coisas ao seu redor

O ambiente que passamos o tempo pode influenciar positivamente ou negativamente ao que fazemos com a nossa rotina, tanto para hábitos bons ou ruins.

Seria importante analisar esse ambiente e fazer as adaptações necessárias. O que isso quer dizer? Quer dizer que se você está decidido a se alimentar melhor, por exemplo, não pode deixar guloseimas em fácil acesso. Aquele ditado: O que eu os olhos não veem o coração não sente é bem real.

Se estiver disposto a mudar, com certeza o espaço a sua volta pode ajudar.

Sugestões:

Organize o ambiente de modo que sirva de auxilio e facilidade para cumprir suas metas.

  • Se o objetivo é se exercitar alguns dias ou todos os dias ates de ir trabalhar, então no dia anterior antes de se deitar, já deixe as coisas predispostas como a roupa e o tênis já separado para que se levante e já se depare com as coisas organizadas, evitando o desânimo.
  • Se o objetivo for deixar de comer alimentos que são chamados de ‘besteiras’, não os compre por algum tempo, assim não os terá a vista e será mais difícil cair na tentação e acabar comendo e se arrependendo depois.

Desistir não é permitido!

Às vezes colocamos metas em 20 dias 30 dias que, ou dá tudo certo ou dá tudo errado. Estudos mostram que é possível fazer mudanças consideráveis até em menos tempo, o que não se pode esquecer é que todos são diferentes e cada um tem uma necessidade diferente para alcançar hábitos bons e regulares.

Se houver falhas, não desanime!

Não se contente com as falhas, sempre tente cobrir o buraco que ficou, mas não se frustre.

Exemplo: Se escolheu fazer uma caminhada 5 vezes na semana e conseguiu realizar 3 vezes na semana, isso não é ruim, pelo contrário é muito bom, pra quem não fazia exercícios nem uma única vez na semana. Aos poucos se esforce para alcançar as 5 vezes na semana, mas não desista se continuar com apenas 3 vezes na semana.

  • Ter falhas é importante para o verdadeiro sucesso!
  • Tente se concentrar em como tem conseguido mudar sua rotina aos poucos.
  • Perceba como sua rotina se tornou mais saudável e prazerosa.
  • Faça algo que te dê prazer! Isso vai ajudar as falhas a diminuírem cada vez mais.

Se concentre, se esforce, mude o que for necessário e diga NÃO a ação de desistir!

Com o passar do tempo, você colherá resultados cada vez melhores.

Também ajudará outros que também desejam ter bons hábitos e estão iniciando, como você, há algum tempo atrás.

Colocar objetivos na vida e alcançá-los traz uma sensação de satisfação, contentamento e felicidade! Essas são boas razões para não desistir porque afinal, hábitos bons são possíveis, depende de você!

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *