Ibupril Bula – Para Que Serve? Como Funciona? Como Tomar?


Apresentação

Ibupril é um medicamento de uso oral somente para adultos, indicado para auxiliar no tratamento de diversos tipos de reumatismo.

Fabricado pelo laboratório Teuto, o medicamento é comercializado em comprimido de 300 mg (em embalagens com 20, 50, 100, 200 ou 500 comprimidos).

Cada comprimido de Ibupril contém 300 mg de ibuprofeno. Excipientes: ácido esteárico, dióxido de silício, celulose microcristalina e amidoglicolato de sódio.

 

Aparência do Ibupril

Ibupril é um comprimido circular de cor branca, com odor característico.

Ibupril – Para que serve?

Esse medicamento auxilia no tratamento da Osteoartrose (um tipo de artrite que ocorre quando o tecido flexível nas extremidades dos ossos se desgasta) e da artrite reumatoide (doença inflamatória crônica que afeta muitas articulações, incluindo as das mãos e dos pés).

Ibupril também é indicado no tratamento da espondilite reumatoide, crises de gota, condrocalcinose e outras formas de artropatias não infecciosas.


O medicamento auxilia nos sintomas de perturbações agudas articulares, bursites (Inflamação das bolsas cheias de líquido que protegem as articulações) e tendinites (Condição em que o tecido que liga o músculo ao osso fica inflamado).

Nos casos de sinovite (doença articular caracterizada pela inflamação da membrana sinovial, tecido que reveste as articulações), tenossinovite (inflamação da bolsa sinuvial que contorna o tendão) e capsulite dos ombros, também é eficaz.

Ele combate perturbações dolorosas musculoesqueléticas, ciáticas (Dor que irradia ao longo do nervo ciático, que desce por uma ou ambas as pernas a partir da lombar), lombalgias (condição dolorosa comum que afeta a parte inferior da coluna) e cervicalgias agudas (dor localizada nas vértebras cervicais).

Em ginecologia, Ibupril atua na dismenorreia primária. O medicamento possui ação anti-inflamatória (combate a inflamação de tecidos), analgésica (alivia a dor), antipirética (alivia a febre) e antirreumática (age contra o reumatismo).

mãos com artrite

Contraindicações

Ibupril não é recomendado para pacientes alérgicos ao ibuprofeno (principio ativo) e a qualquer um dos componentes da fórmula.

Pacientes que já tiveram úlcera ou tenham alergia ao ácido acetilsalicílico ou a iodetos não devem utilizar.

Esse medicamento não deve ser usado durante a gestação e a amamentação, exceto sob prescrição médica.

É contraindicado em pacientes menores de 12 anos de idade.

Interações com outros medicamentos

Informe ao seu médico caso você esteja tomando qualquer tipo de medicamento, inclusive remédios que não precisam de receita médica, antes de iniciar o tratamento com Ibupril.

Ibupril não deve ser administrado concomitante com bebidas alcoólicas e alimentos que causem irritação estomacal.

 

 

Como usar Ibupril?

É recomendada a administração durante as refeições.

A dose indicada é de 1 comprimido de Ibupril 300 mg, 2 a 3 vezes ao dia ou de acordo com a recomendação médica.

Para aliviar a rigidez matinal, a primeira dose do dia deverá ser ingerida loo após as refeições ou com leite. O paciente não deve ultrapassar a dosagem máxima diária de 2.400 mg.

Para o tratamento em ginecologia, é indicado 1 comprimido de Ibupril 300 mg, 2 vezes ao dia. A duração do tratamento deverá ser desde o início dos sintomas até o desaparecimento dos mesmos.

Reações adversas

O uso de Ibupril pode causar alguns efeitos colaterais como:

Ibupril caixa

  • Náuseas;
  • Vertigens;
  • Dores de cabeça;
  • Erupções cutâneas;
  • Sangramento gastrintestinal;
  • Visão turva;
  • Ganho de peso;
  • Edema;

Caso surjam outros tipos de reações adversas ou as citadas se agravem, você deverá procurar uma emergência médica com urgência, contendo a bula do medicamento.

Superdosagem

Caso ocorra acidentalmente a ingestão de Ibupril em excesso, poderá ser necessária a desintoxicação do produto, portanto você deverá procurar o seu médico imediatamente.

A superdosagem além de inibir o efeito do tratamento, pode ser prejudicial a sua saúde. Siga a orientação médica, tomando o medicamento no horário indicado, seguindo a duração do tratamento e não realizando dose extra.

Armazenamento

Ibupril deve ser armazenado em temperatura ambiente, sendo conservado no cartucho de cartolina, estando protegido da luminosidade e da umidade.

Na embalagem externa do produto é possível consultar a data de fabricação e o prazo de validade do medicamento.

É importante observar a aparência deIbupril antes de realizar a ingestão do comprimido. Caso você observe qualquer aspecto divergente e o medicamento ainda esteja dentro do prazo de validade, consulte o seu farmacêutico para saber se o medicamento poderá ser utilizado.

Assim como todo tipo de medicamento, Ibupril também deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *