Kollagenase Bula (Pomada) – Para Que Serve? Como Funciona?


Apresentação

Kollagenase é um medicamento indicado para a limpeza de lesões na pele.

De uso tópico (aplicado na pele), o medicamento pode ser utilizado por adultos e crianças.

Fabricado pelo laboratório Cristália, a pomada dermatológica é comercializada em embalagens com 1 e 10 bisnagas de 30g ou 1 bisnaga de 50 g, acompanhada da espátula.

Cada grama de Kollagenase possui 0,6 U de colagenase e em seu veículo 1g de vaselina líquida e vaselina sólida.

Aparência do Kollagenase

Kollagenase possui aparência de uma pomada macia, livre de grumos e partículas estranhas. Sua cor é branca e possui odor característico.

Kollagenase – Para que serve?

Esse medicamento serve para auxiliar no tratamento de lesões da pele, como úlcera varicosa (ferimento na perna ou no tornozelo causado por veias anormais ou danificadas) e úlcera por decúbito (Lesão na pele e no tecido subjacente resultante da pressão prolongada sobre a pele).


Kollagenase também serve para o tratamento de gangrenas das extremidades do corpo e lesões de difícil cura (pós-operatórias, por acidente e por irradiação).

Kollagenase promove a limpeza de forma prática e rápida, sem sangramento e dor. O medicamento age como agente desbridante, ressecando a ferida e realizando a sua limpeza.

A ação da pomada é perceptível em até 6 dias após a primeira aplicação, sendo o período de até 15 dias para que ocorra a limpeza completa da lesão.

Kollagenase pomada

Contraindicações

Kollagenase é contraindicado em pacientes com alergia ao principio ativo colagenase e aos demais componentes da fórmula do produto.

Informe ao seu médico caso esteja usando qualquer tipo de medicamento de uso tópico (aplicado no local).

Interações do Kollagenase com outros medicamentos

Alguns medicamentos de uso tópico podem reduzir o efeito terapêutico do Kollagenase.

Não é indicado durante o tratamento que o paciente tenha contato na área afetada com algumas substâncias como detergentes, hexaclorofeno, mercúrio, prata, entre outros utilizados como antissépticos.

Caso haja suspeita do uso dessas substâncias no local lesionado, você deverá realizar a limpeza do local diversas vezes com solução salina fisiológica antes de aplicar Kollagenase.

A pomada é compatível com água oxigenada, salina fisiológica estéril e solução de Dakin, porém o uso de soluções ácidas, devem ser evitados devido aos metais pesados e ao PH baixo.

Não deverá ser usado em conjunto a pomada Kollagenase com tirotricina, tetracicilina e gramicidina, pois esses produtos podem inibir o efeito da pomada.

Como usar Kollagenase?

O principal objetivo com o uso de Kollagenase é a limpeza enzimática das lesões, portanto para que obtenha sucesso durante o tratamento, deverá ser observado o seguinte:

Deverá ser removido todo o material necrosado, limpando primeiramente a lesão com solução fisiológica, mas não secando totalmente, pois a enzima possui maior absorção na presença de umidade.

Logo em seguida, aplique a pomada na área lesionada uniformemente. Nas necroses crostadas, para que você tenha um melhor efeito, é indicado abrir um corte no meio e alguns casos nas margens, depois realizar a aplicação da pomada, tanto por baixo da crosta quanto por cima.

O material necrótico seco ou duro precisa ser amolecido com compressas úmidas, antes da aplicação da pomada. Após a aplicação, é necessário tampar a lesão com gaze e umedecê-la com água ou cloreto de sódio 0,9%.

Você deve trocar o curativo todo dia. O efeito terapêutico pode ser mais rápido se você aplicar 2 vezes ao dia.

Para que não ocorra reinfecção, após a melhora dos sintomas, é necessário que você se atente, mantendo uma rigorosa higiene pessoal durante o tratamento com a pomada.

Evite contato com os olhos e com a mucosa da cavidade oral durante a aplicação da pomada.

Reações adversas

Kollagenase caixa

As reações adversas com o uso de Kollagenase são raras, porém existem relatos de ardência, irritação, inflamação na pele, dor, coceira e reações de hipersensibilidade.

O uso prolongado da pomada, pode causar manifestação sistêmica alérgica ao colagenase por uma combinação de cortisona e colagenase.

Caso você perceba qualquer tipo de efeito colateral após a aplicação da pomada, suspenda o uso de Kollagenase e informe imediatamente ao seu médico.

Superdosagem

A superdosagem além de inibir o efeito do medicamento, pode causar reações adversas.

Não exagere durante o uso com a pomada, faça a aplicação somente na área com lesão.

Caso ocorra a ingestão da pomada acidentalmente, você deverá procurar uma emergência médica com urgência, pois será necessário realizar uma lavagem gástrica. Náuseas e vômitos são os sintomas apresentados nesse caso.

Armazenamento

Kollagenase deve ser conservado em temperatura ambiente, onde é necessário fechar a bisnaga após o uso.

Número de lote, data de fabricação e prazo de validade podem ser encontrados na embalagem externa do produto. A pomada de Kollagenase deve ser armazenada em sua embalagem original.

Antes de usar o Kollagenase, observe o seu aspecto. Caso a pomada esteja no prazo de validade e tenha alguma mudança em sua aparência, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-la.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *