Orlistat emagrece? Como funciona? Como usar?


Orlistat ou Orlistate, também conhecido como Xenical® (nome comercial), pode ser apresentado na dosagem de 60mg e 120mg e também pode ser manipulado em outras dosagens diferenciadas de acordo com prescrição médica, sendo assim, tanto a aparência como os componentes do medicamento podem variar, ainda assim, a forma mais comum deste medicamento é em cápsula, com as bordas arredondadas e de coloração azulada.

Apresentação

Orlistat – Caixa com 21, 42 ou 84 cápsulas.

Uso adulto
Uso oral

Orlistat – Para que serve?Orlistate Bula

Orlistat serve para tratar obesidade e sobrepeso que não se consegue simplesmente ser resolvidos com boa alimentação e exercícios físicos.

Diferente de outras medicações, Orlistat tem uma ação que bloqueia enzimas no intestino, que atrapalham a boa digestão e como consequência tem uma concentração maior de absorção de gordura no organismo. Com esse mecanismo, parte da gordura não é absorvida pelo organismo e ainda é eliminada nas fezes.

De fato, Orlistat serve parar auxiliar diretamente no emagrecimento, no controle da perda de peso e manutenção do peso, no período de 1 ano é possível eliminar 10% do peso em excesso, lembrando que cada um reage de uma forma diferente ao tratamento.


Orlistat também serve para diminuir os riscos do excesso de peso, como doenças no sangue. Se utilizado com uma boa dieta de caloria baixa e medicações antidiabéticos, ajuda a quem tem esse problema a controlar o açúcar no sangue.

Pesquisas mostram que Orlistat também serve para reduzir um tipo de gordura que é um pouco mais perigoso, que fica localizado na barriga, conhecida também como gordura visceral.

O resultado final de Orlistat pode ser comprometido se não tiver uma alimentação regulada. É muito importante que nutricionista acompanhe seu tratamento, assim sua alimentação vai ser balanceada e o resultado final não será alterado.

Orlistat – Como funciona?

Orlistat funciona de forma direta na parte digestiva do organismo, ele impede que cerca de 30% da gordura ingerida na alimentação seja absorvida, sendo assim eliminada nas fezes. Dessa forma o organismo deixa de armazenar uma quantidade significativa de gordura, auxiliando assim na perca de peso e ainda evitando o ganho de uma nova gordura.

A ação acontece com a inibição da enzima lipase, que é responsável pela das gorduras. O efeito ocorre normalmente de 24 a 48 horas, depois da absorção pelo organismo.

Outros benefícios de OrlistatOrlistate Preco

  • Diminuem taxas de glicose
  • Controle da pressão
  • Auxilia a diminuir o acúmulo de gordura na região do fígado
  • Diminui o colesterol ruim
  • Diminui o ácido úrico

Contraindicações

  • Pacientes que apresentam sensibilidade a qualquer componente da fórmula, não devem fazer uso desse medicamento.
  • Pacientes com problemas de má absorção crônica.
  • Pacientes gestantes não devem usar Orlistat.
  • No período de amamentação não é indicado o uso deste medicamento
  • Pacientes com problemas renais, arritmia cardíaca, problemas na vesícula biliar ou com dificuldade para absorver nutrientes.
  • Pacientes em tratamento com medicações anticoagulantes.
  • Orlistat não é indicado para menores de 12 anos.

Como tomar Orlistat?

Recomenda-se tomar 1 cápsula 3 vezes por dia após ou durante cada refeição.
Normalmente a dose indicada é de 120mg por dose – 3 vezes ao dia, antes ou durante as refeições.
Este medicamento não deve ser mastigado ou aberto, deve ser engolido com a quantidade necessária de água para ser engolido sem maiores dificuldades.

Em caso de esquecimento da dose de algum horário, tome o mais rápido possível, assim que lembrar, no período de 1 hora após a última refeição. Após isso retome os horários do tratamento conforme o costume. Não duplique a dose de Orlistat, se houver esquecido várias doses é recomendado que fale com seu médico e siga as instruções que ele dará.

Reações adversas

Foram observados alguns efeitos durante o tratamento de Orlistat:

  • Fezes irregulares (moles)
  • Incontinência estomacal
  • Gases
  • Dor na região abdominal
  • Cansaço
  • Insônia
  • Ansiedade
  • Sintomas parecidos com gripe

Normalmente esse efeitos ocorrem-nos 3 primeiros dias, com o decorrer do tratamento esses efeitos vão diminuindo.

Interações medicamentosas

Orlistat pode alterar efeitos de certos medicamentos como:

  • Ciclosporina – é necessário no mínimo 3 horas de intervalo do Orlistat e da Ciclosporina
  • Levotiroxina – é necessário no mínimo 4 horas de intervalo de Orlistat e da Levotiroxina
  • Multivitamínicos – é necessário no mínimo 2 horas de intervalo de Orlistat e de Multivitamínicos
  • Análogos da vitamina D(Calcitriol, Paricalcitol, Colecalciferol e outros) – é necessário no mínimo 2 horas de intervalo entre Orlistat e essa classe de medicamentos.

Pacientes que usam Varfarina devem ter atenção ao usar Orlistat, porque este medicamento pode causar a dificuldade de absorção da vitamina K no intestino o que pode causar um aumento da ação do medicamento anticoagulante, levando a hemorragias.

É importante lembrar que Orlistat diminui a absorção de algumas vitaminas como vitamina A, D, E, K e beta caroteno, então provavelmente será necessário fazer uso de um multivitamínico durante o tratamento com este produto, no entanto, é preciso ter um intervalo de no mínimo 2 horas do Orlistat e do Multivitamínico para não haver interação medicamentosa.

Certifique-se que o médico tenha todas as informações se você tem alguma doença ou faz algum tratamento contínuo e se faz uso de outros medicamentos de forma regular.

Em caso de superdose do medicamento procure um médico imediatamente.

Armazenamento

Orlistat deve ser mantido em temperatura ambiente longe da luz e umidade.
Datas de fabricação e validade pode ser encontrada na embalagem da própria medicação.
Se o medicamento tiver algum aspecto diferente, procure o Farmacêutico.
Como todo medicamento, Orlistat deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Recomendações

Orlistat serve para tratamento de pessoas de excesso de peso com IMC (índice de massa corporal) maior de 30 e que sejam maiores de 18 anos.

Pacientes com histórico de doenças como diabetes mellitus tipo 2, colesterol alto, hipertensão e esteatose hepática (gordura no fígado), também podem fazer uso de Orlistat com orientação médica.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Orlistat é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Uma Resposta

  1. Suely R.G.Malvezzi 20 de novembro de 2016 Responder

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *