Polaramine Bula (Xarope e Pomada) – Para Que Serve? Da Sono?


Apresentação

Polaramine é um medicamento indicado para o tratamento de alergias.

O medicamento produzido pelo laboratório Mantecorp é de uso adulto e pediátrico.

O remédio é comercializado em 4 versões:

Comprimidos, onde é vendido em embalagem com 20 comprimidos.

Drágeas (forma sólida de um pó medicamentoso), onde é vendido em embalagens com 12 drágeas.

Líquido, onde é vendido em um frasco com 120 ml.


Gotas, onde é vendido em um frasco com 20 ml.

Polaramine comprimidos possui: 2 mg de maleato de dexclorfeniramina. Excipientes: amido, macrogol, estearato de magnésio, hidroxipropil celulose, corante FDC amarelo nº 6, hipromelos,  lactose monoidratada, polividona e corante Ponceau 4R.

Polaramine Drágeas contém: 6 mg de maleato de dexclorfeniramina, dividido em duas camadas, onde possui 3 mg na camada externa (rápida absorção) e 3 mg no núcleo central (para extensão e manutenção da ação).

Seus excipientes: estearato de magnésio, carbonato de cálcio, caolin, lactose monoidratada, cera branca,sacarose, amido, ácido esteárico, cera de carnaúba, goma arábica, zeína, sabão escamas, dióxido de titânio, ácido oléico, corante Ponceau 4R, sulfato de cálcio diidratado, cálcio tribásico, talco, gelatina e celulose.

Polaramine Líquido contém: 2 mg de maleato de dexclorfeniramina conservado em veículo de sabor agradável. Componentes: sorbitol, propilparabeno, cloreto de sódio, aroma artificial de damasco,  propilenoglicol,  água,  mentol, metilparabeno, álcool etílico, aroma artificial de laranja, citrato de sódio e sacarose.

Polaramine Gotas possui: 2,8 mg de  maleato de dexclorfeniramina mantido em veículo com sabor de damasco e laranja. Cada ml do medicamento corresponde a 28 gotas. Componentes inativos: aroma artificial de laranja, sacarose, citrato de sódio, propilenoglicol, álcool etílico, mentol, aroma artificial de damasco, sorbitol, cloreto de sódio, propilparabeno, água e metilparabeno.

Polaramine para rinite

Aparência do Polaramine

A aparência de Polaramine comprimido é ovalado, de cor avermelhada.

Polaramine Drágeas Reoetabs são ovais, de cor vermelha.

O aspecto físico de Polaramine líquido e gotas é incolor, onde ambos apresentam aroma artificial de damasco e laranja.

Polaramine – Para que serve?

Esse medicamento serve para auxiliar no tratamento da alergia, coceira, rinite alérgica, urticária, picadas de insetos, conjuntivite, dermatite atópica e eczemas alérgicos.

Polaramine é um antialérgico que age na redução dos sintomas da alergia, prevenindo os efeitos da histamina (amina produzida por nosso organismo quando existe a presença de uma substância alergênica).

Contraindicações

Polaramine é contraindicado em pacientes que já tiveram reações alérgicas ao maleato de dexclorfeniramina e a qualquer um dos componentes da fórmula.

O uso do medicamento não é indicado se você estiver tomando algum medicamento inibidor da monoaminoxidase (IMAO).

As versões de Polaramine líquido, gotas e comprimidos não são recomendadas para a faixa etária abaixo de 2 anos de idade. Já as drágeas de Polaramine só podem ser usadas por crianças abaixo de 12 anos de idade, incluindo recém-nascidos.

Interações do Polaramine com outros medicamentos

Os inibidores da monoamina oxidase (fármacos que atuam bloqueando a ação da enzima monoamina oxidase) prolongam e impulsionam os efeitos dos antialérgicos, podendo provocar pressão baixa grave.

Bebidas alcoólicas, remédios para depressão, epilepsia e outros medicamentos do sistema nervoso central como tranquilizantes, hipnóticos e sedativos, não devem ser administrados em conjunto com o Polaramine.

Medicamentos anticoagulantes podem diminuir o efeito de antialérgicos como o Polaramine.

Como usar Polaramine?

Polaramine Gotas

A dosagem para adultos e crianças acima de 12 anos é de 20 gotas do medicamento, 3 vezes ao dia. Não devendo exceder a dose de 12 mg ao dia, equivalente a 120 gotas.

A dosagem para crianças de 6 a 12 anos é de 10 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso da criança, 3 vezes ao dia. Não devendo exceder a dose de 6 mg ao dia, equivalente a 60 gotas.

A dosagem para crianças de 2 a 6 anos é de 5 gotas ou 1 gota para cada 2 kg de peso da criança, 3 vezes ao dia. Não devendo exceder a dose de 3 mg ao dia, equivalente a 30 gotas.

Polaramine Líquido

Polaramine em gotas

A dosagem para adultos e crianças acima de 12 anos de idade é de 5 ml do medicamento, de 3 a 4 vezes ao dia. Não devendo ultrapassar a dose de 12 mg ao dia, equivalente a 30 ml ao dia.

A dosagem para crianças de 6 a 12 anos de idade é de 2,5 ml, de 3 a 4 vezes ao dia. Não devendo ultrapassar a dose de 15 ml ao dia.

A dosagem para crianças de 2 a 6 anos de idade é de 1,25 ml, de 3 a 4 vezes ao dia. Não devendo ultrapassar a dose de 7,5 ml ao dia.

Polaramine Comprimidos

A dosagem para adultos e crianças maiores de 12 anos é de 1 comprimido, de 3 a 4 vezes ao dia (de acordo com a prescrição médica). Não devendo exceder a dose máxima de 12 mg, equivalente a 6 comprimidos diários.

A dosagem para crianças de 6 a 12 anos é de 1 comprimido, 3 vezes ao dia. Não excedendo a dose máxima de 6 mg, equivalente a 3 comprimidos diários.

Polaramine Drágeas

É indicado para adultos e crianças maiores de 12 anos, 1 drágea pela manhã e outra antes de dormir. Em alguns pacientes, a orientação médica poderá ser de 1 drágea a cada 8 horas.

Caso você esqueça de tomar a dosagem na hora certa, você deve tomar assim que se lembrar e depois reajustar os horários, seguindo a última tomada. O tratamento poderá continuar de acordo com os novos horários.

Não tome duas doses de uma vez. O período de tratamento será informado pelo seu médico.

Reações adversas

Apesar de ser bem tolerado, Polaramine pode causar efeitos colaterais em alguns pacientes. As principais reações adversas causadas pelo medicamento são:

Polaramine caixa

  • Coceira;
  • Erupções na pele;
  • Suor excessivo;
  • Urticária;
  • Calafrios;
  • Pressão baixa;
  • Dor de cabeça;
  • Ressecamento da boca;
  • Palpitações;
  • Garganta seca;
  • Sonolência;
  • Perda de apetite;
  • Moleza;
  • Nervosismo;
  • Dor ao urinar;
  • Visão embaçada;

Caso você tenha alguns desses efeitos colaterais, o uso do medicamento deverá ser interrompido. Caso os sintomas se agravem ou surjam outros tipos de reações adversas, você deve procurar uma emergência médica.

Superdosagem

A superdosagem pode provocar depressão, apnéia, colapso no coração, tremores, alucinações, perda do sono e convulsões, podendo até levar a morte.

Caso ocorra a administração em acesso acidentalmente de Polaramine, você deve procurar o seu médico com urgência.

Armazenamento

Esse medicamento deve ser armazenado em sua embalagem original, mantido em temperatura ambiente, estando protegido da luminosidade.
Polaramine deve ser armazenado fora do alcance de crianças.
O prazo de validade do produto consta na embalagem externa.
Não use medicamento vencido, pois ele pode ser prejudicial a sua saúde.
Polaramine como todo medicamento deve ser mantido longe do alcance das crianças.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Polaramine é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *