Prednisolona Bula (Xarope) – Para Que Serve? Efeitos Colaterais!


Prednisolona é indicado para diversas reações alérgicas. Produzido pelos laboratórios Medley e EMS, o medicamento é comercializado em 3 versões: Comprimidos, Suspensão Oral e Gotas.

Prednisolona comprimidos possui 20 mg ou 5 mg de Prednisolona. Excipientes: dióxido de silício, amidoglicolato de sódio, lactose monoidratada, óleo vegetal hidrogenado, estearato de magnésio, talco e celulose microcristalina.

Prednisolona suspensão oral por cada 1 ml de solução possui 3 mg de Prednisolona. Veículo: aroma de cereja, fosfato de sódio monobásico monoidratado, edetato dissódico diidratado, sorbitol, fosfato de sódio dibásico dodecaidratado, sacarina sódica diidratada, ciclamato de sódio, água purificada e metilparabeno.

Prednisolona suspensão oral por cada 1 ml de solução possui 1 mg de Prednisolona. Veículo: aroma de framboesa, fosfato de sódio monobásico, água deionizada, fosfato de sódio heptaidratado, propilparabeno, edetato dissódico, sorbitol e metilparabeno.


Prednisolona gotas por cada 1 ml (20 gotas) possui 11 mg de Prednisolona. Veículo: aroma de frutas roxas, ciclamato de sódio, fosfato de sódio monobásico monohidratado, álcool etílico, sucralose, benzoato de sódio, sacarina sódica, fosfato de sódio dibásico anidro, mentol, orbitol, edetato dissódico e água.

pessoa resfriada

Aparência do Prednisolona

Prednisolona Comprimidos de 5 mg é na forma de comprimido circular, branco, liso em uma das faces e vincado na outra.

Prednisolona Comprimidos de 20 mg é na forma de comprimido circular, branco biconvexo (apresenta duas faces convexas opostas) e sulcado em uma das faces.

Prednisolona Suspensão oral é uma solução transparente, incolor á um tom amarelado. Possui odor característico de framboesa.

Prednisolona Gotas se apresenta em solução oral límpida de cor amarela.

Prednisolona – Para que serve?

Esse medicamento é indicado para o tratamento de reumatismo (dor articular), alterações hormonais, colagenoses (doenças auto-munes, que provoca sintomas como fraqueza e lesões na pele), alergias e problemas na pele.

Prednisolona  também serve para o tratamento de inchaços generalizados, meningite tuberculosa, doenças no sangue e nos olhos.

O medicamento também é indicado no tratamento de problemas respiratórios, gastrintestinais, neurológicos, infecções causadas por Trichinella e também para o tratamento do câncer.

Contraindicações

Prednisolona  é contraindicado em pacientes com alergia aos componentes da fórmula.

Esse medicamento é contraindicado em situações de infecções não controladas e infecções micóticas sistêmicas.

Prednisolona  não deve se usado por gestantes sem orientação médica.

Interações com outros medicamentos

caixa de remédio

Prednisolona não deve ser administrado com bebidas alcoólicas e medicamentos anti-inflamatórios não-esteroidais, pois aumenta o risco de ulceração gastrintestinal e hemorragia.

Prednisolona  não deve ser usado concomitante com anticolinérgicos como, atropina, por exemplo, pois pode aumentar a pressão intraocular.

Esse medicamento não deve ser administrado em conjunto com anticoagulantes, medicamentos derivados cumarínicos, heparina e estreptoquinase, pois pode diminuir ou aumentar os feitos.

O uso concomitante de remédios para diabetes, pode aumentar as concentrações da glicose no sangue.

Medicamentos estrogênios ou contraceptivos usados em conjunto pode alterar o metabolismo, diminuindo a depuração e aumentando os efeitos terapêuticos e toxicidade dos glicocorticoides.

Administrar e glicosídios digitálicos ao mesmo tempo pode aumentar as chances de arritmias associada com hipocalemia.

O uso de diuréticos concomitante pode reduzir as ações de retenção do sódio e fluidos corticosteroides.

Como usar Prednisolona?

Em comprimidos (5 mg ou 20 mg) é indicado a dose inicial de 1 comprimido de 5 mg ou 3 comprimidos de 20 mg ao dia. Em crianças é recomendado a dose inicial de 1 comprimido de 5 mg ou 1 comprimido de 20 mg ao dia.

Os comprimidos devem ser engolidos inteiros, sem partir ou mastigar, com o auxílio de um copo de água para ajudar a deglutir.

Suspensão oral de 3 mg/ml ou 1 mg/ml é indicado em adultos a dose de 5 mg a 60 mg ao dia. Em crianças é recomendado a dose de 1 mg ou 3 mg ao dia.

Gotas em adultos é indicado a dose de 5 mg a 60 mg ao dia (entre 9 a 109 gotas) ao dia. Em crianças, a dose indicada é de 0,14 mg a 2 mg por cada 1 kg de peso da criança (cerca de 3 gotas por cada kg de peso da criança), sendo administrada de 1 a 4 vezes ao dia.

Cada paciente poderá ter uma recomendação específica da dosagem que vai de acordo com o seu quadro clínico, sendo indicado pelo seu médico, assim como a duração do tratamento.

Efeitos Colaterais

Prednisolona em caixa

Prednisolona pode provocar reações adversas em alguns pacientes que pode variar de acordo com a idade, dosagem e quadro clínico. Os efeitos colaterais mais comuns são:

  • Aumento do apetite;
  • Úlcera gástrica;
  • Sangramento;
  • Inflamação do pâncreas;
  • Cansaço extremo;
  • Insônia;
  • Catarata;
  • Aumento da pressão dentro do olho;
  • Glaucoma;
  • Olhos inchados;
  • Infecção dos olhos;

Em alguns casos o paciente também pode sofrer de Diabetes e aumentar o colesterol. O paciente deve interromper o uso do medicamento na manifestação de qualquer tipo de reação adversa e consultar o seu médico.

Superdosagem

A superdosagem pode ser prejudicial á sua saúde, portanto é de extrema importância que o paciente siga corretamente a dosagem indicada pelo médico, respeitando os horários das doses e a duração do tratamento.

Nos casos onde a superdosagem aconteça de forma acidental, o paciente deve procurar uma emergência médica com urgência.

As principais reações adversas causadas pela superdosagem são: Dores de cabeça, náuseas, olhos inchados, manchas na pele e úlcera gástrica.

Armazenamento

Prednisolona deve ser armazenado em sua embalagem original, estando em temperatura ambiente, protegido da umidade e da luz.

É importante se atentar ao prazo de validade do medicamento, que pode ser encontrado na embalagem externa do remédio, pois o uso de medicamento fora do prazo de validade pode ser prejudicial á sua saúde.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *