Laxante Rapilax (Gotas) – Contra prisão de ventre. Veja a bula simplificada!


Apresentação

Rapilax – Caixa com frasco gotejador de 30 ml

Uso adulto e pediátrico
Uso oral

Rapilax é composto por: Picossulfato de sódio monoidratado 7,5 mg
Veículo: Propilparabeno, Sorbitol, Metilparabeno, Álcool etílico (3%), Água purificada

Laboratório Kley hertz

Aparênciarapilax posologia

Medicamento no formato líquido viscoso e límpido com odor característico, incolor.

Rapilax – Para que serve?

Rapilax serve para auxiliar no tratamento de prisão de ventre facilitando assim a evacuação. Rapilax tem ação estimulando o bom funcionamento do intestino de uma forma mais tranquila. Esse medicamento age no revestimento interno do intestino ajudando o acúmulo de água e auxiliando a eliminar as fezes, não alterando a absorção do organismo com os nutrientes necessários para o corpo e permitindo a digestão normalmente sem alteração. O efeito de Rapilax pode ser sentido de 6 a 12 horas após ingerido.


Contraindicações

Pacientes com sensibilidade a algum dos componentes da fórmula de Rapilax não devem fazer uso desse medicamento.
Pacientes em período de gravidez não devem fazer uso de Rapilax sem orientação médica. Durante o período de amamentação, estudos mostram que Rapilax não contamina o leite materno, por isso pode ser usado no período de lactação.

Pacientes com histórico de problemas no intestino, por exemplo, íleo paralítico (intestino paralisa), intestino obstruído, apendicite, dor na região abdominal juntamente com febre, náusea e vômito e desidratação grave não devem fazer uso de Rapilax.

Pacientes com intolerância a frutose devem ter a orientação de um médico para usar Rapilax devido a formulação conter Sorbitol.

Não é recomendado tomar Rapilax todos os dias. É necessária uma avaliação médica para um diagnóstico do paciente e utilização segura do medicamento. O uso regular desse medicamento sem uma avaliação médica e um período determinado pode haver desmaios e tonturas.

Crianças necessitam de orientação médica para fazer uso de Rapilax.

Se durante o uso de Rapilax houver cólica na região abdominal, evite controlar máquinas e dirigir.

Interações de Rapilax com outros medicamentos.

Não é recomendado o uso de Rapilax juntamente com medicamentos que sejam diuréticos e adrenocorticosteroides como Prednisolona e Dexametasona. Se usados juntamente pode causar a perda de sódio e potássio aumentando a sensibilidade de substâncias usadas para o coração como Digoxina.

Antibióticos não devem ser usados juntamente com Rapilax os seus efeitos laxativos pode ser reduzido.

Rapilax – Como tomar?

É recomendado tomar Rapilax no período noturno para sentir os efeitos pela manhã, depende do estado de saúde e rotina de cada paciente para concluir em que horário seria melhor a administração desse medicamento. A orientação médica é importante para a utilização segura do medicamento. Veja a posologia abaixo:

Crianças com idade menor de 4 anos: 1 gota de Rapilax contém 0,5 mg de Picossulfato de sódio. Recomenda-se 0,25 mg por kg de peso 1 vez ao dia.

Crianças com idade de 4 a 10 anos: É recomendado 1 vez ao dia de 5 a 10 gotas ( 2,5 a 5,0 mg)

Crianças com idade acima de 10 anos: É recomendado 1 vez ao dia de 10 a 20 gotas (5,0 a 10,0 mg)

Adultos: 1 vez ao dia de 10 a 20 gotas (5,0 a 10 mg)

Se houver esquecimento de tomar alguma dose em um determinado horário estabelecido pelo médico, não duplique a dose, apenas siga com os próprios horários.

Sempre informe ao seu médico os tratamentos de saúde que já estão em andamento e medicamentos que já estão sendo administrados para avaliação segura do uso de Rapilax.

Reações adversas

Foram observadas algumas reações desconfortáveis com o uso de Rapilax que podem incluir:

  • Enjoo
  • Vômito
  • Tontura
  • Intestino desregulado
  • Cólica abdominal
  • Dor abdominal
  • Coceira
  • Inchaço na garganta
  • Inchaço na língua e lábios

Ao aparecer algum desses sintomas ou outros sintomas resultantes do início do tratamento com Rapilax, procure orientação médica.

Superdosagem

Em casos acidentais de uma grande ingestão de Rapilax procure auxílio médico imediatamente. Se possível leve o medicamento e sua bula para maiores esclarecimentos. Para mais informações poderá ligar para 0800 722 6001

Armazenamento

Rapilax deve ser mantido em temperatura normal (ambiente) longe da umidade e da luz.
Data de fabricação e validade pode ser consultada na própria embalagem do medicamento.
Não tome este medicamento se estiver com data de validade vencida.
Antes de fazer uso do medicamento observe as características do medicamento como a cor do líquido e integridade da embalagem, se essas estiverem estranhas não faça uso do medicamento. Procure um farmacêutico.
Como todo medicamento, deve ser mantido longe do alcance das crianças.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Rapilax é um medicamento. Leia a bula. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *