Sedavan Bula – Para Que Serve? Como Funciona? Efeitos Colaterais!


Apresentação

Sedavan é um xarope indicado para o tratamento de resfriados com secreções. Produzido pelo laboratório Vidfarma Industria de Medicamentos Ltda, o produto é comercializado em 2 versões de xarope: Adulto de 6 mg e Pediátrico de 3 mg.

Sedavan adulto (acima de 12 anos de idade)

Cada mL do xarope possui 6 mg de cloridrato de ambroxol (principio ativo). Excipientes: glicerol, ácido tartárico, metilparabeno, essência de framboesa, propilenoglicol, essência de baunilha, sacarina sódica, água purificada, hietelose, sorbitol 70%, proprilparabeno e benzoato de sódio.

Sedavan pediátrico (abaixo de 11 anos de idade)

Cada mL do xarope possui 3 mg de cloridrato de ambroxol (principio ativo). Possui os mesmos excipientes do Sedavan adulto.

Aparência do Sedavan

Sedavan é um xarope que possui a versão adulto (6 mg) e pediátrico (3 mg), comercializado em um frasco, onde a aparência do xarope é de um líquido viscoso, incolor, com odor característico de baunilha e framboesa.

Sedavan – Para que serve?

Esse medicamento é indicado para o tratamento de gripes e resfriados acompanhados de secreções pulmonares, onde proporciona o alívio da irritação da garganta em crianças e adultos.

Sedavan é eficaz nas doenças broncopulmonares agudas e crônicas, pois facilita a expectoração, no acúmulo de secreção, pois o seu principio ativo (Cloridrato de ambroxol), ajuda na expulsão das secreções.


O efeito do medicamento inicia-se nos primeiros dias de tratamento, porém em até 2 horas após a ingestão do medicamento, o paciente já consegue observar sinais de melhoras em seu quadro clínico, onde Sedavan age desentupindo as vias respiratórias e consequentemente aliviando a tosse seca e irritativa.

vários medicamentos sedavan

Contraindicações

Sedavan é contraindicado em pacientes alérgicos ao Cloridrato de Ambroxol e a qualquer um dos componentes da fórmula do produto.

Esse medicamento é contraindicado em crianças menores de 2 anos de idade. Gestantes só devem usar o Sedavan por recomendação médica.

Interações com outros medicamentos

Sedavan xarope não deve ser usado concomitante com alguns remédios, como corticoides, medicamentos broncoespasmoliticos e antibióticos.

Informe ao seu médico antes de iniciar o tratamento, caso esteja tomando qualquer tipo de remédio, incluindo os medicamentos que não precisam de receita médica.

Como usar Sedavan?

Sedavan pode ser administrado com ou sem alimentos, não alterando o seu efeito. É necessário utilizar o copo medida para inserir a quantidade correta.

Sedavan adultos é recomendado 5 mL por via oral, 3 vezes ao dia.

Sedavan pediátrico é recomendado 2,5 mL por via oral, 3 vezes ao dia para crianças de 2 a 5 anos de idade. Para crianças de 6 a 12 anos de idade, o indicado é a administração por via oral de 5 mL, também 3 vezes ao dia.

Sedavan pediátrico também pode ser administrado na quantidade de 0,5 mg de Cloridrato de Ambroxol por cada kg de peso da criança em até 3 vezes ao dia.

O tempo médio para a eficácia do remédio é de até 14 dias. Caso ultrapasse essa data e o paciente não tenha sinais de melhora em seu quadro clínico, o mesmo deverá interromper o uso do medicamento e procurar o seu médico.

Caso você esqueça de tomar o medicamento no horário habitual, não dobre a dose quando se lembrar. Pule a dose esquecida e continue o tratamento tomando a próxima dose regularmente.

Reações adversas

caixa de remédio sedavan

Assim como qualquer medicamento, também pode ter alguns efeitos colaterais em alguns pacientes. Confira a seguir as principais reações adversas causadas pelo remédio em alguns organismos:

Reações comuns, que ocorrem com até 10% dos pacientes que utilizam: Alteração do paladar, diminuição da sensibilidade da faringe, náusea e diminuição da sensibilidade da boca.

Reações incomuns, que ocorrem com até 1% dos paciente que utilizam: Vômitos, diarreia, indigestão, ressecamento da boca e dores abdominais.

Reações raras, que ocorrem com até 0,1% dos paciente que utilizam: Ressecamento da garganta, manchas na pele, coceira, placas vermelhas na pele, inchaço dos lábios, língua e garganta.

Superdosagem

Caso o paciente faça a ingestão do xarope em grande quantidade acidentalmente. Então o mesmo deverá procurar uma emergência médica, levando a bula do medicamento. Dependendo da quantidade ingerida, será necessário realizar a desintoxicação gástrica do produto.

Cada paciente poderá desenvolver sintomas específicos, semelhantes as reações adversas. O tratamento é sintomático.

Armazenamento

Deve ser mantido em temperatura ambiente, protegido da luz e umidade.

Informações como número de lote, data de fabricação e prazo de validade constam na embalagem externa do produto. Atente-se a essas informações, pois tomar medicamento fora do prazo de validade pode ser prejudicial a sua saúde.

Sedavan deve ser armazenado em sua embalagem original, fora do alcance de crianças.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *