Sulfato Ferroso Bula – Para Que Serve? Como Funciona? Engorda?


O sulfato ferroso é um antianêmico produzido pelo laboratório Luper que tem como objetivo estimular o apetite.

De uso adulto e pediátrico acima de 7 anos de idade, ele aumenta o apetite e trata problemas de anemia. Sua solução é oral, sendo comercializado em um frasco com 30 mL ou em sua versão em comprimidos com 2 opções, sendo um frasco com 30 comprimidos e outro frasco com 50 comprimidos.

A solução oral do sulfato ferroso conta com aproximadamente 25 gotas quando gotejado verticalmente. Cada mL do medicamento possui 124,45 mg de sulfato ferroso heptaidratado equivalente a 25 mg de ferro elementar. Cada gota possui 1 mg do elemento ferro. Excipientes: sacarose, essência de damasco-laranja, ácido cítrico, sorbitol 70%, corante caramelo Tipo B, propilenoglicol, água purificada e metilparabeno.

Cada comprimido do sulfato ferroso possui 121,72 mg de sulfato ferroso dessecado, equivalente a 40 mg de ferro elementar. Excipientes: talco, amidoglicolato de sódio, Opadry Clear YS-1-7006, dióxido de titânio, estearato de magnésio, corante amarelo FDC nº 6 – 18% laca de alumínio, celulose microcristalina, Opadry Enteric Clear YP-6-7007 e dióxido de silício.

Aparência do Sulfato ferroso

Sulfato Ferroso em pó

A aparência do sulfato ferroso é de liquido esverdeado, sem odor. A versão em comprimidos se apresentam circulares, brancos, revestidos de açúcar.


Sulfato ferroso – Para que serve?

Sulfato Ferroso solução oral 25 mg serve para o tratamento da anemia, quando o paciente possui falta de ferro que pode ser devido a uma dieta desregrada ou perdas crônicas, que impossibilitam a absorção de ferro. Também é indicado como prevenção durante a gestação e também na prevenção da anemia ferropriva em bebês prematuros.

Sulfato Ferroso em comprimido 40mg serve para o tratamento da anemia por falta de ferro devido a uma alimentação inadequada, interferências na absorção de ferro em crianças acima de 7 anos e também de forma  terapêutica da anemia durante a gestação.

Contraindicações

Sulfato Ferroso é contraindicado em pacientes com alergia a qualquer um dos componentes da fórmula.

É contraindicado o uso do medicamento em pacientes que possuem doenças que cursam com acúmulo de ferro como Hemocromatose (pacientes com excesso de ferro no organismo), hemossiderose (acúmulo de hemossiderina nos tecidos), hipervitaminoses do complexo B (excesso de vitaminas no organismo), pancreatitecrônica (inflamação mantida do pâncreas), tuberculose pulmonar ativa e cirrose hepática.

Interações com outros medicamentos

Não é indicado o uso do Sulfato Ferroso com medicamentos que possuem alumínio, citrato de bismuto e magnésio, pois diminuem a absorção do ferro.

Medicamentos como cimetidina, metildopa e omeprazol também diminuem a absorção do ferro, por isso não é recomendado administrá-los em conjunto com o Sulfato ferroso.

Cloranfenicol usado em conjunto com o Sulfato ferroso retarda a absorção do ferro.

Como usar Sulfato ferroso?

Para que não ocorra casos de superdosagem, é recomendado que o ajuste da posologia seja realizado pelo médico, conforme a necessidade de cada paciente.

A dosagem recomendada em adultos é de 1 comprimido ou 1 colher da solução oral (10 ml) ou 30 gotas, 2 vezes ao dia ou conforme orientação médica.

A dosagem em crianças até 12 anos de idade é de 1 colher da solução oral (5 ml) ou 20 gotas, 2 vezes ao dia ou de acordo com a prescrição médica.

Solução oral 25mg Fe++ deve ser diluído o volume  calculado em água ou suco de frutas. O paciente poderá ingerir o medicamento através de um canudo, para evitar manchas nos dentes.

Comprimido revestido 40mg Fe++ deve ser administrado com o auxílio de água ou qualquer outro líquido.

Reações adversas

As reações adversas causadas pelo Sulfato Ferroso são raras, onde alguns pacientes podem sofrer enjoos, vômitos e dores abdominais.

Outros tipos de efeitos colaterais podem incluir crises hemolíticas perigosas, porém essas estão atreladas a altas dosagens do medicamento.

Caso os sintomas se intensifiquem ou apareçam outras reações adversas, o paciente deverá procurar o seu médico e interromper o uso.

Superdosagem

caixa de Sulfato Ferroso

A superdosagem pode agravar a sobrecarga do medicamento em pacientes com anemias hemolíticas, hemocromatose e sideroblástica refratária.

A superdosagem do medicamento pode causar enjoos, vômitos com sangue, diarreia, convulsões, dores de cabeça, hipotensão e insuficiência respiratória.

O paciente que realiza a ingestão em excesso do Sulfato Ferroso deverá realizar uma lavagem gástrica com solução bicarbonatada, podendo a administração de leite ajudar nesse processo de desintoxicação.

A superdosagem pode caracterizar sérios riscos, principalmente em crianças. Portando caso ocorra a administração em excesso de forma acidental, procure uma emergência médica imediatamente.

Armazenamento

Sulfato Ferroso deve ser armazenado em temperatura ambiente, estando protegido da umidade e da luminosidade.

Não tome medicamento vencido, verifique a data de validade na embalagem externa do medicamento.

Mantenha o produto fora do alcance de crianças.

Caso você observe alguma mudança na aparência do medicamento e o mesmo esteja dentro do prazo de validade. Procure orientação do seu farmacêutico, para saber se poderá usar ou não o medicamento.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *