Tandrilax Bula – Para Que Serve? Da Sono? Posologia e Contraindicação!


Apresentação

Tandrilax é um medicamento indicado para dor articular ou por outras alterações dos músculos e ossos.

O medicamento é de uso oral (comprimido), indicado apenas para adultos.

Produzido pelo laboratório Aché, o medicamento é vendido em embalagens com 4, 15 ou 30 comprimidos.

Cada comprimido de Tandrilax possui 300 mg de paracetamol, 125 mg de carisoprodol, 50 mg de diclofenaco sódico e 30 mg de cafeína.

Seus excipientes: celulose microcristalina, corante amarelo FDC n°. 6 laca de alumínio, fosfato de cálcio dibásico di-hidratado, crospovidona, amido, dióxido de silício e estearato de magnésio.

Aparência do Tandrilax

Tandrilax comprimidos são circulares, de cor alaranjada, apresenta duas faces convexas opostas e com vinco em uma das faces e gravação do logo ache na outra face.


Tandrilax – Para que serve?

Esse medicamento serve para o tratamento de reumatismo (uma série de doenças que pode afetar as articulações, músculos e esqueleto).

Tandrilax alivia a dor da coluna lombar, crises de artrite, crises de gota, estados inflamatórios agudos pós-traumáticos e pós-cirúrgicos.

Tandrilax também auxilia nos processos inflamatórios graves decorrentes de quadros infecciosos.

O medicamento possui ação relaxante muscular, anti-inflamatória e analgésica, sendo assim Tandrilax reduz de forma indireta a tensão da musculatura esquelética em seres humanos.

A cafeína (um dos princípios ativos do medicamento) estimula o sistema nervoso central, corrigindo a sonolência que o carisoprodol (substância do medicamento que tem ação relaxante muscular) provoca.

A cafeína também age contra a dor, inibindo o cansaço e melhorando o desempenho sobre a musculatura.

O diclofenaco sódico atua como anti-inflamatório, no combate a dor e na diminuição de sintomas como a febre e inchaço localizados.

O paracetamol (principal principio ativo do medicamento) atua em parceria no controle da dor e temperatura.

Tandrilax reumatismo

Contraindicações

Tandrilax é contraindicado em pacientes com alergia ao paracetamol, carisoprodol, diclofenaco sódico, cafeína e a qualquer um dos componentes da fórmula do medicamento.

O medicamento não é indicado para pacientes com casos de insuficiência cardíaca, hepática, renal e hipertensão arterial.

Tandrilax não é recomendado em pacientes com alergia aos anti-inflamatórios com desencadeamento de quadros reativos como os asmáticos nos quais pode causar asma, coceira ou rinite aguda.

Interações do Tandrilax com outros medicamentos

O uso de Tandrilax, deve ocorrer apenas sob orientação médica. É importante avisar o seu médico, se está usando algum tipo de medicamento, antes de iniciar o tratamento.

Tandrilax não deve ser usado por outro produto que contenha paracetamol.

Tandrilax poderá causar depressão respiratória, caso seja administrado em conjunto com:

  • Adinazolam, Alprazolam, Amobarbital, Anileridina, Aprobarbital, Bromazepam, Brotizolam
  • Butalbita, Cetazolam, Clordiazepóxido, Clorzoxazona, Clobazam, Clonazepam, Clorazepato
  • Codeína, Dantroleno, Diazepam, Estazolam, Etclorvinol, Fenobarbital, Fentanila, Flunitrazepam
  • Flurazepam, Halazepam, Hidrato de cloral, Hidrocodona, Hidromorfona, Levorfanol, Lorazepam
  • Lormetazepam, Medazepam, Meperidina, Mefenesina, Mefobarbital, Meprobamato, Metaxalona
  • Metocarbamol, Metoexital, Midazolam, Morfina, Nitrazepam, Nordazepam, Oxazepam, Oxibato sódico
  • Oxicodona, Oximorfona, Pentobarbital, Prazepam, Primidona, Propoxifeno, Quazepam, Remifantanila
  • Secobarbital, Sufentanila, Sulfato lipossomal de morfina, Temazepam, Tiopental, Triazolam

Como usar Tandrilax?

A dose diária recomendada é de 2 comprimidos ao dia, respeitando o intervalo de 12 horas.

Caso seja recomendado pelo médico, o paciente poderá tomar 3 comprimidos ao dia, respeitando o intervalo de 8 horas.

A duração do tratamento com Tandrilax não deverá ultrapassar 10 dias consecutivos.

Os comprimidos de Tandrilax devem ser ingeridos sem mastigar com o auxílio de um pouco de líquido ou junto ás refeições.

Caso você esqueça de tomar o medicamento no horário certo, tome a dose assim que se lembrar.

Caso já esteja próximo da outra dosagem, pule a dose esquecida e tome a dose seguinte normalmente. Não administre dose em excesso para compensar a dose esquecida, pois poderá prejudicar a sua saúde.

Reações adversas

Tandrilax caixa

Tandrilax pode causar reações adversas em alguns pacientes, os efeitos colaterais são divididos em reações muito comuns, comuns, incomuns e raras. Confira a seguir:

  •  Aumento das enzimas do fígado
  • Dor de cabeça, tontura, tremor, insônia, hemorragia gastrintestinal, diarreia, úlceras gastrintestinais, enjoos, vômitos, prisão de ventre, dor abdominal, inchaço, coceira, edema fácil, anemia, rinite, febre e doença viral
  •  Pressão arterial alta, vertigem, sonolência, depressão, ansiedade, irritabilidade, dermatite e eczema
  • Convulsões, hepatite fulminante, meningite asséptica, pneumonia, insuficiência hepática, Sindrome Stevens-Johnson, pancreatite e perda auditiva.

Caso você perceba algum tipo de reação adversa, após iniciar o tratamento com Tandrilax, você deve interromper o uso do medicamento e procurar o seu médico.

Caso os sintomas adversos se agravem, você deve procurar uma emergência médica imediatamente, contendo a bula do medicamento.

Superdosagem

Tandrilax caixas

A superdosagem além de diminuir o efeito do medicamento, pode provocar reações adversas, por isso não realize dosagem extra e respeite a dose e os horários indicados pelo seu médico.

Caso ocorra a ingestão em excesso acidentalmente, você poderá apresentar cansaço, sonolência, aceleração nos batimentos cardíacos, falta de apetite, enjoo, dor de estômago, pressão baixa, vômitos e tremores.

Alguns desses efeitos colaterais podem ocorrer normalmente, sem que seja necessário atenção médica, porém em casos de dúvidas ou no agravamento dos sintomas, consulte o seu médico com urgência.

Nos casos de intoxicações graves que possam resultar em sintomas mais intensos como agitação, convulsões, desmaio, dificuldades para respirar, alterações do fígado e dos rins, por exemplo, o paciente deverá ser levado para uma emergência médica para medidas de suporte.

Armazenamento

Assim como qualquer medicamento, Tandrilax deve ser mantido fora do alcance de crianças.
O medicamento deverá ser armazenado em sua embalagem original, conservado em temperatura ambiente, estando protegido da luminosidade e umidade.
Informações do medicamento como número de lote, data de fabricação do produto e prazo de validade, constam na embalagem externa do remédio.
Antes de ingerir o comprimido, observe o seu aspecto físico, caso esteja diferente do comum, não faça a ingestão do mesmo e procure orientação de um farmacêutico.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Tandrilax é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *