Venaflon – Para que serve? Como funciona? Veja a bula simplificada!


Venaflon é um medicamento industrializado produzido pelo Laboratório Teuto Brasileiro S/A. Os componentes de Venaflon são: fração flavonoica sob forma micronizada de diosmina 450mg, flavonoides (hesperidina expresso) 50mg.
Excipientes: amidoglicolato de sódio, gelatina, dióxido de silício, copovidona, celulose microcristalina, croscarmelose sódica, estearato de magnésio, dióxido de titânio, hipromelose/macrogol, corante óxido ferro amarelo, corante óxido ferro vermelho, álcool etílico, macrogol, acetona e água de osmose reversa.

Apresentação

Caixa com 30 ou 60 comprimidos revestidos

Uso oral
Uso adulto para maiores de 18 anos

Aparênciavenaflon preço

Comprimido alongado de cor rósea e revestido

Informações dos componentes

Diosmina – a substância Diosmina é da classe dos bioflavonóides usado como auxílio para o tratamento de problemas venosos ligados a circulação, ajudando no tratamento de varizes e outros problemas relacionados como sintomas de inchaço, queimação nos membros inferiores, dor nas pernas.

Hesperidina – a substância Hesperidina é da classe dos bioflavonóides e tem ação anti-flamatória e antioxidante, usado no tratamento de circulação ruim como hemorroidas e varizes, essa substância auxilia a normalizar a circulação e ainda ajuda os vasos sanguíneos a ficarem mais resistentes. Hesperidina também é conhecida como vitamina P e são encontradas em alimentos como laranja verde, uva, ameixa, própolis, limão e mamão.


Venaflon – Para que serve?

Venaflon é um medicamento que serve para o tratamento da má circulação venosa funcional e profunda e também ajuda nos sintomas relacionados a uma quantidade insuficiente de circulação do sangue na parte interna do canal anal chamado de plexo hemorroidário.

Venaflon serve também para auxiliar o alívio de desconfortos no pré e pós-operatório quando se trata da safenectomia (retirada cirúrgica da veia safena).

Venaflon serve para aliviar a dor pélvica da Síndrome de Congestão Pélvica (estado dolorido na parte da pelve região da barriga, muitos dizem dor no pé da barriga), e também auxilia como pré e pós-operatório da cirurgia hemorroidectomia (retirada da veia hemorroidal).

Informações Adicionais

Venaflon serve para aumentar a circulação do sangue nas veias no sistema vascular, ajustando a absorção capilar e reajustando a resistência capilar na microcirculação. Esse conjunto resulta em uma melhora das condições relacionadas a insuficiência venosa dos membros inferiores. Venaflon ajuda a diminuir as sensações de desconforto e diminuir as dores, melhorando sintomas como pernas pesadas, cansaço na parte inferior dos membros e câimbras. Essa medicação age no organismo a partir das primeiras horas assim que administrada a medicação.

Nota: É possível encontrar informações dizendo que Venaflon emagrece, no entanto, as especificações desse medicamento não são para emagrecimento e sim para auxílio da má circulação e varizes como explicado acima. Leia a bula do medicamento.

Contraindicações

  • Pacientes com sensibilidade aos componentes de Venaflon, não devem fazer uso do mesmo.
  • Venaflon não está indicado para uso em crianças.
  • Em crise aguda da hemorroida, Venaflon não substitui o tratamento específico para tais sintomas e seu uso deve ser feito em um período curto.
  • A indicação de Venaflon para idosos é igual para pacientes com menos de 65 anos.
  • Pacientes com idade menor que 18 anos não devem usar Venaflon.
  • Um estudo foi feito com mulheres grávidas entre 8 semanas antes do parto e até 4 semanas antes do parto com sintomas de hemorroida, e o tratamento foi satisfatório e não trouxe sintomas maléficos a gravidez, no entanto, Venaflon não deve ser utilizado no período da gravidez sem orientação médica.
  • Mulheres em período me amamentação não devem fazer o uso de Venaflon.
  • Venaflon não tem influência significativa com a capacidade de trabalhar com maquinários ou dirigir, mas se houver sintomas significativos, procure um médico ou farmacêutico.
  • Para o tratamento com o este medicamento informe o seu médico se estiver fazendo tratamento com outros tipos de medicamentos.
  • Não faça uso de medicamentos sem orientação médica.

Como tomar Venaflon

É recomendado na doença venosa (insuficiência do sangue) 2 comprimidos por dia, sendo 1 comprimido pela manhã e 1 comprimido á noite preferencialmente durante as refeições, no período de 6 meses ou com prescrição médica.

Em períodos de crise aguda da hemorroida recomenda-se 6 comprimidos por dia nos 4 primeiros dias e após isso 4 comprimidos por dia nos 3 próximos dias. Depois dessas duas etapas, tomar 2 comprimidos ao dia no período de 3 meses ou com prescrição médica.

Para Safenectomia pós-operatório é recomendado 2 comprimidos por dia , no período de 4 semanas ou com prescrição médica.

Para hemorroidectomia pós-operatório é recomendado 6 comprimidos por dia no período de 3 dias e após 4 comprimidos por dia no período de 4 dias ou com  prescrição médica.

Para dor na pelve recomenda-se 2 comprimidos por dia, no período de 4 ou 6 meses ou com prescrição médica.

Venaflon não deve ser mastigado ou partido.

Se houver esquecimento de algumas das doses de Venaflon, tome assim que o lembrar, no entanto, se já estiver próximo do próximo horário da dose, pule a dose esquecida e tome apenas a dose do próximo horário e siga normalmente com os horários. Não duplique a dose do Venaflon, isso pode prejudicar o resultado do tratamento. Se necessário fale com um farmacêutico.

Reações adversas

Foram observadas algumas reações durante o tratamento com Venaflon:

  • Indigestão
  • Náusea
  • Vômito
  • Diarreia
  • Intestino inflamado
  • Coceira
  • Vertigem
  • Dor de cabeça
  • Manchas avermelhadas na pele
  • Corpo ruim
  • Inchaço no rosto, boca, garganta
  • Dificuldade para respirar

Se houver o aparecimento dessas reações ou outros sintomas procure um médico.

Em casos de superdose, procure socorro médico e leve o medicamento e sua bula para possíveis questionamentos sobre a medicação. Se possível ligue para 0800 722 6001 para mais informações.

Armazenamento

Venaflon deve ser mantido em temperatura ambiente longe da luz e umidade.
Datas de fabricação e validade consulte a embalagem do próprio medicamento.
Não use Venaflon se estiver com data de validade vencida.
Observe as características do medicamento antes de fazer uso. Se estiver alterado em alguns dos seus aspectos, consulte um farmacêutico.
Como todo medicamento Venaflon deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Venaflon é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Leia a bula. Procure o médico e o Farmacêutico.

Dizeres Legais

Fabricado por: Laboratório Teuto Brasileiro S/A.
Farmacêutica Responsável: Andreia Cavalcante Silva CRF-GO Nº 2.659.
Registrado por: Laboratório Teuto Brasileiro S/A.
Registro no Ministério da Saúde: MS Nº 1.0370. 0267.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

8 Comentários

  1. jose ricardo alves 20 de Fevereiro de 2017 Responder
  2. valdir 24 de Fevereiro de 2017 Responder
  3. Cleusa de cassia sarba terra 28 de setembro de 2017 Responder
    • Admin 30 de setembro de 2017 Responder
  4. Irlan 1 de outubro de 2017 Responder
    • Admin 5 de outubro de 2017 Responder

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *