Zoltec Bula – Para Que Serve? Como Funciona? Como Tomar?


Apresentação

Zoltec é um medicamento antifúngico produzido pelo laboratório Pfizer, conhecido popularmente como Fluconazol (nome comercial).

O medicamento possui a versão através de infusão intravenosa de 100 ml (2 mg/ml) e cápsulas de 150 mg (embalagens contendo 1 ou 2 cápsulas), de 50 mg ou 100 mg (cartela com 8 cápsulas).

Cápsulas

Cada cápsula de Zoltec possui 50 mg, 100 mg ou 150 mg de fluconazol. Excipientes: dióxido de silício coloidal, lauril sulfato de sódio, amido de milho, estearato de magnésio e lactose.

Suspensão oral

Cada frasco do medicamento possui 50 mg 100 mg ou 150 mg de fluconazol. Excipientes: sacarose, dióxido de titânio, aroma natural de laranja, sílica anidra coloidal, ácido cítrico anidro, goma xanthan, benzoato de sódio e citrato de sódio diidratado.


Aparência do Zoltec

Zoltec para infusão intravenosa apresenta-se na forma de solução incolor.

Zoltec em cápsulas apresenta-se como cápsula gelatinosa, contendo pó esbranquiçado.

Zoltec – Para que serve?

A solução para infusão 2 mg de Zoltec serve para o tratamento da Criptococose (doença causada por fungos) e infecções pulmonares e cutâneas.

O medicamento serve para candidíase sistêmica e de muscosa e também atua na prevenção de infecções causadas por fungos em pacientes com doenças malignas e propensos a tais infecções devido a radioterapia ou quimioterapia.

As cápsulas de 150 mg servem para o tratamento da candidíase vaginal aguda e crônica e para todos os tipos de dermatomicoses (alterações da pele e das mucosas produzidas ou agravadas por agentes que fazem parte de nosso cotidiano).

As cápsulas de 50 mg ou 100 mg servem para o tratamento da Criptococose, candidíase sistêmica e de muscosa e auxilia no tratamento de infecções fúngicas.

mulher com candidíase

Contraindicações

Zoltec é contraindicado em pacientes com alergia fluconazol e a qualquer um dos componentes da fórmula.

O medicamento não é recomendado em pacientes que estejam em tratamento com terfenadina, recebendo doses múltiplas de fluconazol, que exceda 400 m ao dia.

Não é indicado o uso de Zoltec com outros fármacos que prolongam o intervalo QT e que são metabolizados pelas enzimas de CYP3A4, como: quinidina, astemizol, pimozida, cisaprida e eritromicina.

Interações do Zoltec com outros medicamentos

Não é indicado o uso concomitante de Zoltec com os seguintes medicamentos:

  1. Cisaprida e Terfenadina (causam eventos cardíacos);
  2. Astemizol (pode aumentar as concentrações plasmáticas);
  3. Pimozida e Quinidina (podem levar a um prolongamento do intervalo QT e a raras ocorrências de torsade de pointes);
  4. Eritromicina (Pode provocar morte cardíaca súbita);

Em alguns medicamentos será necessário o ajuste da dose, por isso informe ao seu médico, caso esteja tomando qualquer tipo de remédio antes de iniciar o tratamento.

Os medicamentos que precisam de ajuste na dose e devem ser administrados com cautela são:

  • Alfentanila;
  • Amitriptilina;
  • Nortriptilina;
  • Anfotericina B;
  • Anticoagulantes;
  • Azitromicina;
  • Benzodiazepínicos;

Como usar Zoltec?

Solução para Infusão 2 mg

A dose diária de Zoltec é de acordo com a gravidade da infecção. O usual é a aplicação de 50 a 400 mg em uma única dosagem.

A solução para Infusão é de uso exclusivo hospitalar, onde o plano de tratamento é definido pelo médico que acompanha o caso.

O período de tratamento também será informar pelo médico, que pode variar de acordo com a resposta clínica do paciente.

Cápsulas

Cápsula de 50 mg,100 mg ou 150 mg devem ser administradas por via oral, com o auxílio de líquido ou juntamente com as refeições. As cápsulas não devem ser partidas e nem mastigadas.

Uso adulto:

No tratamento da meningite e infecções criptococos, a dose indicada é de 400 mg no primeiro dia e posteriormente entre 200 e 400 mg em uma única tomada. A duração do tratamento é de até 8 semanas.

Para a prevenção da meningite por criptococos em pacientes portadores do vírus HIV, após o paciente receber a terapia primária completa é recomendado a dosagem de 200 mg ao dia.

No tratamento da candidíase, é indicado o uso de 400 mg no primeiro dia e 200 mg nos demais dias de tratamento. A duração do tratamento será de acordo com a melhora dos sintomas.

Uso pediátrico:

O uso de Zoltec em crianças também deve ser em uma única dose, assim como no tratamento em adultos.

Para o tratamento da candidíase de mucosa é indicado 3 mg por cada kg de peso da criança.

Em outros tipos de manifestações fúngicas é indicado a dose entre 3 a 12 mg por cada kg de peso da criança.

Reações adversas

Alguns pacientes ao utilizar o medicamento podem apresentar reações adversas, principalmente pacientes portadores do vírus HIV, câncer e com anormalidades hepáticas. As principais reações adversas causadas pelo medicamento são:

caixa do Zoltec

  •  Dor de cabeça;
  • Dor abdominal;
  • Enjoo;
  • Vômitos;
  • Insônia;
  • Convulsões;
  • Tontura;
  • Boca seca;
  • Urticária;
  • Fadiga;
  • Mal estar;
  • Febre;
  • Leucopenia;
  • Anafilaxia;
  • Hipercolesterolemia;
  • Tremores;
  • Hepatite;
  • Edema facial;
  • síndrome de Stevens-Johnson;.

No surgimento de reações adversas, interrompa o tratamento com Zoltec e procure o seu médico.

Superdosagem

O paciente deve seguir corretamente a orientação médica. Dependendo da gravidade antifúngica, a dose será reajustada, portanto não realize a dosagem em excesso do medicamento, pois além de inibir a ação do remédio, pode ser prejudicial a sua saúde.

A superdose de Zoltec pode causar reações adversas como alucinações, tremores, sonolência e fortes dores de cabeça.

O tratamento da superdosagem de Zolec é feito de forma sintomática, onde dependendo da quantidade ingerida, será necessário suporte e lavagem gástrica, onde o paciente deverá procurar com urgência atendimento médico.

Armazenamento

Zoltec Solução para Infusão é acondicionado em bolas plásticas, devendo ser armazenado em temperatura entre 5 e 25 °C.  A infusão não deve ser congelada e nem fica exposta ao calor.
A bolsa fica armazenada dentro de uma embalagem externa, que deve ser retirada somente na hora de ser utilizada. A bolsa plástica deve ser usada somente para infusão intravenosa com equipamentos estéreis.
As cápsulas de 50 mg, 100 mg e 150 mg, devem ser armazenadas em temperatura ambiente (entre 15 e 30 °C, estando protegidas da luminosidade e umidade.
O prazo de validade das cápsulas é de 24 meses, após a data de fabricação. Essas informações, assim como o número de lote são fornecidas na embalagem externa do medicamento.
Zoltec como todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado. Zoltec é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e o Farmacêutico. Leia a bula.

Gostou do Artigo? Compartilhe:

Este artigo foi útil? Compartilhe nas redes sociais e comente abaixo:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *